09/03/2017 às 17h37min - Atualizada em 09/03/2017 às 17h37min

Amazonas: Novo Airão de ilhas e belas paisagens

Reportagem: Willian D'Ângelo

Fotos: Willian D'Ângelo

NORTE - Novo Airão é um município da Região Metropolitana de Manaus, localizado à margem direita do Rio Negro, cercado de ilhas, praias e belas paisagens. É a partir do mês de setembro que praias e bancos de areia branca começam a surgir em determinadas partes do rio.

Além do contato com os botos, a cidade possui uma localização estratégica, sendo ponto de partida para o Parque Nacional de Anavilhanas e o Parque Nacional do Jaú. A cidade também é referência quando o assunto é artesanato em madeira. 

O Anavilhanas é considerado o segundo maior arquipélago fluvial do mundo, com cerca de 400 ilhas. Para visitá-lo, é preciso alugar uma voadeira e iniciar um passeio de pouco mais de uma hora nos corredores verdes do arquipélago. Durante a cheia, o nível das águas atinge a copa das árvores, dando a impressão que elas brotam do meio do rio.

Outro lugar fantástico é o Parque Nacional do Jaú. Localizado logo após as Anavilhanas, este é o segundo maior parque nacional do Brasil e declarado pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade.

O Parque Nacional do Jaú é uma das unidades de conservação mais extensas do Brasil, nas bacias do rio Jaú, entre os rios Unini e Carabinani, na margem direita do Rio Negro. Sua denominação deriva de um dos maiores peixes brasileiros, o Jaú, que também cede seu nome ao principal rio do Parque.

Município localizado a 180 km de Manaus de Manaus, Novo Airão também tem a imperdível visita aos botos-cor-de-rosa, realizada no flutuante da Marilda. Apesar da água escura do Rio Negro, os botos ficam super visíveis.

COMO CHEGAR EM NOVO AIRÃO?

Carro: Saindo de Manaus pela Ponte Rio Negro que liga a capital amazonense a outra margem do Rio Negro. Ao chegar na comunidade de Cacau-Pirera, pega direto a AM 070 - Estrada Manoel Urbano, que vai em direção à Manacapuru. Na altura do km 80, pega à direita, início da estrada para Novo Airão AM 352 com 98 km até a cidade.

Barco: Saídas do Porto São Raimundo (Próximo a Ponte do São Raimundo)

Ônibus: Saídas da Rodoviária de Manaus 

Táxi lotação: Saídas próximas da Ponte no ponto de taxistas de Novo Airão (em frente da loja Ilha Gelada)

Link
Tags »
Amazonas Novo Airão ilhas e belas paisagens
Relacionadas »
Comentários »

No Qual Bloco Vc vai Sair no Carnapauxis?

6.7%
4.5%
27.5%
13.8%
10.7%
20.3%
16.5%
Moeda Valor
Dólar 3.181
Euro 3.7415
Peso Argentino 0.1848
Bitcoin 9389.68766