20/12/2022 às 16h56min - Atualizada em 20/12/2022 às 16h56min

A Lenda do Neguinho do Laguinho | Portal Obidense

Um grito de alerta para preservação do Lago Pauxis do Poeta e escritor Sergio de Andrade, adaptação do professor Carlos Vieira

Professor Carlos Vieira
Prof. Carlos Augusto Sarrazin Vieira
Conheça a Lenda do Neguinho do Laguinho

ÓBIDOS - Há muitos tempos passados, nas proximidades do Lago Pauxis, também conhecido como laguinho, vivia a família de um rico fazendeiro, possuidor de um imenso cacaual, e senhor de muitas terras e escravos.

Entre os escravos desse senhor, morava uma jovem senhora chamada Anastácia, que engravidou-se de um escravo chamado João, nascendo um garoto, ladino, inteligente, respeitador que cresceu na condição de homem livre. Alegre, passava os dias brincando com as outras crianças nas margens do Lago Pauxis.

Um dia, como de costume, quando nadava juntamente com outras crianças, foi levado para o fundo misterioso do lago pela Iara, a Mãe d’agua, que há muito o observava, e por ele passou a ter um grande afeto, pois precisava de alguém para cuidar dos peixes e de outros animais que moravam no laguinho, que era a maior fonte de alimentos da Vila de Óbidos, e já começava a sofrer com a pesca predatória e a poluição.

A partir de então, o Neguinho passou a ser o protetor do Lago Pauxis. Quando os pescadores colocavam malhadeiras, o Neguinho como forma de proteger os animais, libertava os peixes que caiam na rede, e espantava os pescadores. Durante muito tempo ele foi o guardião do Laguinho, mantendo em perfeito equilíbrio a natureza.

No entanto, na segunda metade do século passado, os homens começaram a destruir o aningal que era um grande criadouro dos peixes, poluir a água com os resíduos das serrarias que ali foram implantadas, assim como construir suas residências nas margens do lago. Com isso, as fossas, esgotos e a criação de animais, entre eles o porco, o cavalo e o próprio gado, contribuíram para a degradação.

Triste, inconformado e desiludido, o Neguinho vendo que não mais conseguia conter o avanço da depredação do lago e da floresta que o circundava, tomou uma decisão, pediu a mãe d’agua e abandonou o lago, indo procurar um outro lugar para cuidar.

Hoje o Lago Pauxis, apresenta as águas poluídas, impróprias para o consumo humano, e já não mais é a fonte de alimentação da população obidense.
        
*Prof. Carlos Vieira (Adaptação de uma peça teatral de autoria do poeta obidense Sérgio de Andrade).

ASSITA ABAIXO O FILME FEITO POR ALUNOS DO MAURÍCIO HAMOY




        
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp