21/07/2022 às 09h49min - Atualizada em 21/07/2022 às 09h49min

Mudanças climáticas extremas podem ter devastado antigas civilizações | Portal Obidense

Padrões passados de colapso ambiental, guerra e migração em massa podem se repetir na maior escala imaginável e em um futuro não muito distante segundo pesquisadores.

Da Redação
Ufologia Global

Imagem da Internet
INTERNACIONAL - Uma assembleia internacional de cientistas com credenciais impressionantes em diversos campos completou um extenso estudo sobre as mudanças climáticas no Império Maia pós-clássico, que existiu de aproximadamente 950 a 1500 dC. Seu estudo produziu evidências de que uma seca prolongada desferiu o golpe final neste império já em declínio, com os efeitos desse longo período sem chuva tendo um impacto especialmente catastrófico sobre os cidadãos de Mayapan, que foram forçados a abandonar a última capital maia no meados do século XV.
 
A ascensão e queda de Mayapan, uma vítima das mudanças climáticas

 
Uma poderosa e próspera federação de povos maias ocupou a Península de Yucatán e seus arredores por mais de 3.000 anos. Mas algo causou um rápido declínio da civilização maia a partir do século IX dC e, no século 10, o povo maia abandonou grande parte do território que antes controlava.
 
Uma versão menor e mais contraída do império se manteve em certas partes da região, no entanto, com a maioria da população se estabelecendo perto de fontes de água produtivas nas planícies do norte e nas terras altas maias. Nesta era pós-clássica, a última grande capital maia, Mayapan, emergiu como o centro do império no século XII. A cidade estava localizada na parte noroeste da Península de Yucatán, e estima-se que entre 15.000 e 17.000 pessoas viviam lá quando a população estava no auge. Os restos de mais de 4.000 estruturas foram identificados por arqueólogos que realizam escavações dentro das muralhas da cidade, revelando o quão desenvolvida essa antiga capital realmente era.
 
A partir do século 13, a versão do império centrada em Mayapan foi liderada principalmente por governantes da família Cocom, que conseguiram manter um conglomerado de diversas pessoas com interesses variados juntos por mais de 200 anos. Mas tragicamente, o império maia pós-clássico, em escala reduzida, estava destinado a encontrar o mesmo destino que o império do período clássico que veio antes dele.
 
Em 1441, a poderosa família aristocrática Xiu liderou uma revolta contra o governo Cocom, e essa rebelião provou ser desastrosamente eficaz. A família Cocom foi praticamente exterminada por seus inimigos, e a capital que eles ocuparam e ajudaram a construir foi completamente destruída e abandonada em poucos anos.
 
O saque de Mayapan acabou sendo o capítulo final do grande Império Maya. A região experimentou uma desintegração política total depois disso, com a população restante amontoada sob a proteção de pequenas cidades-estados que eram geralmente antagônicas entre si e, portanto, incapazes de reformar seu reino.
 
Esta é uma história familiar para os estudiosos maias. O que permaneceu desconhecido é exatamente por que os eventos em Mayapan se desenrolaram da maneira que aconteceram. A civilização maia liderada por Mayapan aparentemente encontrou alguma estabilidade após a ascensão do reino pós-clássico, mas rapidamente degenerou em caos e guerra de facções em meados do século XV, aparentemente do nada.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp