01/07/2024 às 16h56min - Atualizada em 01/07/2024 às 16h56min
Unidade do INSS Digital passa a funcionar a partir de amanhã (2) em Óbidos/PA
Unidade municipal fará atendimento de requerimentos previdenciários e assistenciais
Texto: Cellayne Brito – Secom/PA
Unidade do INSS Digital passa a funcionar neste dia 02 em Óbidos ÓBIDOS - A população obidense recebe, a partir de amanhã (2), a prestação informações, orientações e instrução de requerimentos de benefícios e de serviços previdenciários e assistenciais. Fruto do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Prefeitura Municipal de Óbidos (PA), o atendimento passa a funcionar na Rua Deputado Raimundo Chaves, nº 191, com expediente das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira.
Portal Obidense Publicidade 790x90
A inauguração da unidade de atendimento municipal ocorreu na manhã desta segunda-feira (1), com a presença da servidora Hariany Damásio, que destacou a importância do ACT:
“A agência mais próxima do INSS fica em Santarém, distante mais de 6 horas de viagem. Essa parceria é importante porque os cidadãos evitam gastos de deslocamento e passam a ter o atendimento do INSS em sua própria cidade de residência”, citou.
Em Óbidos, o INSS é responsável pelo pagamento de aproximadamente 11 milhões de reais mensais, referentes 7.700 benefícios mantidos no município. Com a unidade do INSS Digital, o atendimento é facilitado e esses números tendem a crescer. Vale destacar que os requerimentos serão feitos na unidade da prefeitura, sendo a análise de reconhecimento de direitos exclusiva dos servidores do INSS.
Atendimento
Na unidade de atendimento recém-inaugurada o cidadão pode fazer pedidos de: aposentadorias, benefícios assistenciais, pensões, auxílio-reclusão, salário-maternidade, seguro-desemprego pescador artesanal, Certidão de Tempo de Contribuição - CTC, cópia de processo, revisão dos benefícios e certidões e recurso. Além disso, será possível solicitar atualizações para manutenção do benefício e outros serviços relacionados.