28/06/2024 às 17h47min - Atualizada em 28/06/2024 às 17h47min

Prefeitura de Óbidos da início ao processo de mudança do lixão | Portal Obidense

A empresa Terra Meio Ambiente já está em Óbidos realizando estudos. O projeto ousado visa o fechamento do lixão próximo do bairro Perpétuo Socorro e a abertura de um aterro sanitário em local distante da cidade

Por Marcelo Luiz

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Aterro sanitário sanotário em Óbidos

ÓBIDOS – O grande problema do lixão público na cidade de Óbidos pode estar próximo de ser solucionado. Essa batalha é uma realidade da maioria das cidades do Brasil. Não somente uma ação governamental urgente, mas também o cumprimento de uma lei sobre os lixões a céu aberto em cidades do Brasil com prazo e metas que encerram neste ano de 2024.

Em 2 de agosto de 2010, entrou em vigor a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei 12.305, estabelecendo diretrizes fundamentais para o gerenciamento adequado dos resíduos sólidos no Brasil. Comemorando seu 14º aniversário neste ano, a PNRS destaca-se como um marco legislativo crucial na busca por soluções ambientalmente sustentáveis para o manejo de resíduos, um dos principais desafios contemporâneos.

Na manhã da quinta-feira (27), o Prefeito Jaime Silva acompanhado do Secretário Municipal de Meio Ambiente e demais técnicos da empresa "Terra Meio Ambiente", estiveram na entrada do lixão, região que fica próxima ao bairro Perpétuo Socorro. Na oportunidade, as autoridades anunciaram que haverá a mudança do lixão, tendo uma área adequada para o processo de descarte dos resíduos sólidos urbano.




De acordo com Jaime Silva, a ideia desse projeto de mudança do lixão já vem sendo discutido há bastante tempo, e que seria umas coisas que mais incomodava o gestor municipal e que agora finalmente será realizado um trabalho de fechamento do local.

Nesse primeiro momento, a empresa Terra Meio Ambiente está realizando estudos do solo, coletando amostras dos resíduos sólidos do perímetro urbano, para assim identificar como será o método de trabalho que será necessário em todo o projeto, cada etapa é essencial para que a obra beneficie a comunidade Obidense.




Segundo o prefeito, essa ação é um serviço que exigirá tempo e um recurso aproximado de 2 milhões, mas que é de fundamental importância para acabar com as problemáticas que atualmente alguns moradores do bairro Perpétuo Socorro e comunidade São José Operário passam diariamente.

Algumas áreas afastadas do perímetro urbano estão sendo analisadas para a instalação de um novo aterro sanitário, e para isso o terreno requer algumas exigências, dentre as quais uma distância mínima de 13 km da sede do município.



 

Portal Obidense  Publicidade 790x90


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp