05/06/2024 às 16h21min - Atualizada em 05/06/2024 às 16h21min

Carlos Vieira, relembra Haroldo Tavares | Portal Obidense

‘Haroldo Tavares: O homem, o mito’

Prof. Carlos Vieira.
‘Haroldo Tavares: O homem, o mito’

ÓBIDOS - Se ainda estivesse entre nós, meu amigo Haroldo Tavares estaria completando 86 anos. Filho de um militar Sr. Heráclito Teixeira da Silva e da senhora Deusarina Tavares da Silva. Ficou órfão de pai ainda cedo.

Iniciou seus estudos no antigo Grupo Escolar de Óbidos, hoje, Escola José Veríssimo. Posteriormente, foi transferido para o Colégio Dom Amando, na cidade de Santarém. Anos mais tarde, seguiu para a Capital do Estado, onde estudou no Colégio Paes de Carvalho e Colégio Nossa Senhora de Nazaré.

Devido às dificuldades financeiras da família, retornou a Óbidos para ajudar sua genitora no sustento da família. Foi casado com a senhora Dilza Maria Rodrigues da Silva, e dessa união, nasceram quatro filhos.

No ano de 1963, iniciou sua carreira política como Vereador e nos anos seguintes, foi eleito Prefeito, assumindo o cargo por quatro legislatura, sendo três eleito pelo voto popular, e um nomeado pelo Governo Militar.

Leia também: Nesta data, 05 de junho de 1938 nascia Haroldo Heráclito

 
Com o voto do povo obidense, recebeu quatro mandatos de Deputado Estadual, chegando a presidir a Assembleia Legislativa do Estado, e um mandato como primeiro suplente de Deputado Federal. Durante sua vida pública, recebeu inúmeros títulos e condecorações.

Em suas últimas administrações, especialmente a de 2001 a 2004, construiu obras que marcaram sua vida pública: a construção do Estádio Municipal Ary Ferreira, a reforma da Praça de Sant'Ana, a reforma do Quartel Militar, a construção da Praça do Sesquicentenário, a reforma e construção de 38 prédios escolares, além de tantas outras.

Sua vida pública foi toda voltada a atender as necessidades, os anseios e as aspirações de seu povo, principalmente dos mais necessitados.

Neste momento de lembranças e de saudades eternas, quero deixar aqui o meu testemunho e agradecimento como cidadão e como obidense, a este filho dileto desta terra, que certamente será lembrado por muitas gerações vindouras, pelas suas demonstrações de carinho, afeto e gratidão a este chão que tanto amou, e que o recebeu em seu seio.

Seu nome e sua história serão sempre lembrados no panteão dos filhos ilustres da querida terra Pauxi. Óbidos, 05/06/2024

 
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp