15/03/2022 às 16h27min - Atualizada em 15/03/2022 às 16h27min

ENEM 2022 - Veja as novas modificações no exame | Portal Obidense

Mais de dez anos depois da primeira grande modificação, op Exame Nacional do Ensino Médio que completa 25 anos em 2023 será reformulado novamente.

Por Derick Souza e Nicole Vasconcelos


BRASIL - A principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) completará 25 anos em 2023. O exame, que já teve uma grande reformulação ao longo de sua história, passará por mais uma mudança estrutural em breve.

Mais de dez anos depois da  primeira grande modificação, o Enem será reformulado novamente. A medida é consequência direta da reforma do ensino médio, que institui uma nova organização para o currículo desta etapa de ensino e à qual o Enem também deve, portanto, ser adaptado.

O novo ENEM será realizado em duas fases: a primeira cobrando conhecimentos gerais; a segunda cobrando conhecimentos específicos de acordo com graduação que cada aluno escolher. Esses conhecimentos específicos nas escolas serão chamados de “itinerários”.

Atualmente todos fazem prova igual em todas as áreas de conhecimento e algumas universidades atribuem valores diferenciados de acordo com a carreira que cada aluno escolhe. “A diferença será que a prova vai ser feita, no primeiro dia, conforme a Base Nacional Curricular. No segundo dia, será com uma área escolhida do conhecimento, conforme os referenciais dos itinerários”, diz Rossieli Soares, atual Ministro da Educação.

ENEM SERIADO 2022

O ENEM Seriado 2022 será apenas mais uma possibilidade que os estudantes podem contar para iniciar a tão sonhada graduação. O ENEM continuará sendo aplicado no formato impresso e digital. O aluno que fizer o ENEM seriado em 2022 também pode fazer o ENEM regular.

O ENEM Seriado é um novo formato de prova criado pelo Ministério da Educação (MEC) juntamente com o INEP para que os estudantes possam ter mais possibilidades de ingressarem no ensino superior.

O mesmo será aplicado todo final de ano, podendo ser feito pelos estudantes do Ensino Médio. A nota final do ENEM Seriado será composta pelos resultados das provas do primeiro, segundo e terceiro anos do Ensino Médio.

Essas são algumas das mudanças no Enem que já entram em vigor esse ano de 2022.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp