16/04/2024 às 14h14min - Atualizada em 16/04/2024 às 14h14min

Projeto ‘Cine Estreito’ vai levar sessões de cinema itinerante aos bairros de Óbidos

Visando maior visibilidade às produções regionais, os filmes serão exibidos em 4 sessões no mês de maio

Da redaçao

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Projeto ‘Cine Estreito’
ÓBIDOS - O Cine Estreito Itinerante é uma iniciativa que visa proporcionar o acesso à sétima arte nos bairros periféricos do município de Óbidos, oeste do Pará, por meio de filmes produzidos na Amazônia. O projeto foi contemplado com a lei de incentivo à cultura (Lei Paulo Gustavo), por meio do edital de audiovisual.
 
A nomenclatura


O nome escolhido para o projeto faz referência ao ponto mais estreito e profundo do Rio Amazonas que está localizado em frente à cidade obidense, lugar de morada ancestral dos “Pauxis” e onde missões colonizadoras construíram o Forte de Santo Antônio dos Pauxis de Óbidos. Com essa ideia de “estreito” ou “próximo”, nasceu o projeto.
 
“O cinema, como uma forma de expressão possui linguagem acessível, e exerce um impacto significativo no âmbito social e cultural. Além disso, é um entretenimento de grande apelo popular. Torná-lo acessível em uma cidade amazônica representa uma oportunidade valiosa para fomentar experiências, contribuindo assim para a formação de um público engajado e ampliando a sua visão de mundo, é um projeto voltado para a nossa gente como opção de lazer e diversão”, ressalta Marcos Cantuário, coordenador do projeto.


e Portal Obidense  Publicidade 750x90
 
O Cine Estreito, ao levar o cinema às áreas periféricas e ao destacar produções locais, desempenha um papel fundamental nesse processo de conhecimento e valorização dos saberes e fazeres dos povos ribeirinhos, contribuindo para o enriquecimento cultural e social da comunidade.
 
Ações
As sessões do “Cine Estreito” serão realizadas aos sábados durante o mês de maio, totalizando 4 exibições móveis. A equipe do projeto vai percorrer os bairros: Perpétuo Socorro, Bela Vista, São Francisco e São José Operário, com as sessões itinerantes.
 
No dia 4 de maio, a primeira sessão será realizada na Escola Hugo Antônio Ferrari, no bairro Perpétuo Socorro, a partir das 19h, gratuitamente.
 
Todos os públicos
O público do Cine Estreito Itinerante é diversificado e reflete a pluralidade cultural e social dos bairros do município. Este perfil abrange uma ampla faixa etária e pessoas com diferentes níveis de familiaridade com o universo cinematográfico, conforme menciona o coordenador.
 
“São famílias que buscam opções de entretenimento acessíveis e culturalmente enriquecedoras; Jovens em busca de atividades culturais e de lazer; Pessoas que têm um interesse específico em filmes que destacam a nossa cultura e a nossa realidade amazônica. O Cine Estreito acaba sendo também um ponto de valorização das produções audiovisuais com participação significativa de diretores, produtores e até atores locais”, destaca Marcos.
 
Além das sessões principais, o "Cine Estreito" vai disponibilizar também ao público "sessões extras". Então, prepare a pipoca e a poltrona, vem aí o “Cine Estreito Itinerante”, promovendo o acesso ao mundo cinematográfico no coração da Amazônia.


e Portal Obidense  Publicidade 750x90


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp