24/02/2022 às 15h42min - Atualizada em 08/03/2022 às 00h00min

Projeto Desvendar chega a Holambra (SP) unindo esporte e sustentabilidade

Iniciativa, que conta com aulas de atletismo e ginástica rítmica, é realizada pelo Instituto Incentivar

SALA DA NOTÍCIA André Coutinho
WGO Comunicação

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Pixabay
Idealizado e produzido pelo Instituto Incentivar, o projeto Desvendar Esporte (Fase 1) já tem as primeiras cidades definidas para começar. A iniciativa, que visa promover esporte e sustentabilidade de maneira lúdica, inclusiva, leve e colaborativa, incentivando a integração coletiva, desembarca primeiro em Holambra, interior de São Paulo. O projeto também é realizado em Manaus (AM).

Cerca de 240 alunos de três escolas, com idade entre 10 e 14 anos, passarão por uma série de atividades de atletismo e ginástica rítmica, nas quais aprenderão sobre as práticas esportivas e a importância da sustentabilidade por meio da criação dos próprios materiais, vindos de reciclagem.


Ao todo, serão 12 meses de duração, divididos em etapas: treinamento dos professores, seleção das escolas, avaliação, primeiro contato e “mãos à obra”, na qual os alunos serão estimulados, de maneira orientada, a organizarem equipes, formatos, regras e materiais, construindo o processo junto aos professores, e não passivamente.

O “ano esportivo” terminará em um festival de encerramento, utilizando as arenas e as ferramentas construídas ao longo do projeto. “Esse projeto vem de encontro com a nossa atuação no município de Holambra, por isso estamos muito animados em patrocinar uma iniciativa desse porte”, disse a coordenadora da área de Responsabilidade Social da Águas de Holambra, Maria Aparecida Draheim.

O Desvendar
A ideia surge da missão do Instituto Incentivar de desenvolver o esporte educacional por meio de processos de impacto, atendendo demandas sociais e de sustentabilidade dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas). A ideia, neste caso, é promover o esporte e a sustentabilidade de forma lúdica inclusiva, leve e colaborativa, incentivando a integração coletiva.

O coordenador do projeto, Luiz Marcelo Ribeiro da Luz, afirma que unir esporte e sustentabilidade é muito importante para o aprendizado. “São dois temas com muita interrelação, que têm como fonte transversal o processo educativo, também diretamente ligados às ODS. O meio de difusão é a escola, fazendo chegar, às crianças e jovens, por meio de atividades prazerosas, lúdicas e educativas, próprias à prática esportiva educacional”, explica.

Desvendar Esporte Fase 1
O Projeto Desvendar Esporte Fase 1 é realizado pelo Instituto Incentivar por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte da Secretaria Especial de Esporte do Ministério da Cidadania com patrocínio de Águas de Holambra.

Patrocinador máster AEGEA
Criada em 2010, a AEGEA é líder no setor privado de saneamento básico no Brasil. Em cada município onde atua, leva mais saúde e qualidade de vida para a população, respeitando sempre o meio ambiente e a cultura local. Hoje, são mais de 21 milhões de pessoas atendidas em 15 municípios, de Norte a Sul do Brasil.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp