02/12/2021 às 08h03min - Atualizada em 02/12/2021 às 08h03min

24ª Feira do Livro Exposição sobre combate à violência sexual de crianças | Portal obidense

A oficina atraiu crianças de todas as idades, dedicado à diversas atividades lúdicas, pedagógicas, oficinas, saraus e lançamentos de livros até o último dia 5

Por: Julie Rocha
Informações e fotos: Ag Pará

PARÁ - A programação do estande da Imprensa Oficial do Estado na 24ª Feira Pan-Amazônica do Livro teve início com a oficina de história em quadrinhos, de Maick Pinheiro, na manhã desta quarta-feira (01), que também abriu a programação da tarde com a exposição "Infâncias Violadas", com ilustrações de diversas campanhas de combate à violência sexual de crianças e do adolescente e ao trabalho infanto-juvenil e, também, desenhando ao vivo sobre a temática.

Segundo o ilustrador, que também é conselheiro estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, a proposta da oficina, dentro da programação do Portal do Conhecimento, era buscar fazer com que as crianças relatem um pouco da experiência delas com a leitura.

"Seja com as idas à biblioteca na escola, com as leituras que fazem em casa, com a mãe e o pai ou alguém que tenha acesso à leitura, que fique além dos muros e dos espaços e que já leve para feira do livro um conhecimento extra", disse ele.

Infâncias Violadas

A exposição "Infâncias Violadas" foi aberta às 14h, no espaço do Portal do Conhecimento, e apresenta trabalhos já apresentados nas redes sociais. Uma das ilustrações refere-se aos "órfãos da Covid" e foi desenhada durante o período em que crianças e jovens perderam os seus pais num dos momentos mais cruéis da pandemia.

Outra, apresentada no Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, aborda a incoerência do discurso de adultos que defendem o trabalho infantil, por relatarem que trabalharam na infância. "Muitos relatam que trabalharam na infância, mas protegidos em um balcão e com seu videogame", ironizou.
 
Em outra ilustração, Maick aborda a lei da palmada. "As pessoas falam que são contra a lei da palmada, mas é preciso entender que ela se refere a tortura, maus tratos, excessos e outras violências contra crianças", reforçou.





Segundo a técnica Lana, Sanreth, a programação do Portal do Conhecimento seguirá todos os dias da Feira do Livro, pela parte da manhã, com oficinas, contação de histórias, varal de poesias e espaços de pinturas para as crianças.

A técnica orienta que quem tiver livro usado em casa e quiser doar, o Portal do Conhecimento está com um ponto de arrecadação da campanha "Doe Livros, Doe Conhecimento" no estande da Ioepa, com enfoque à arrecadação de livros infantis.
 
Serviço: A exposição "Infâncias Violadas" pode ser vista até a quinta-feira (02), no estande da Ioepa, na 24ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, que ocorre até o próximo dia 5, na Arena Guilherme Paraense (Mangueirinho), em Belém.


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp