22/03/2021 às 19h14min - Atualizada em 22/03/2021 às 19h14min

Escola São Francisco da rede municipal de Óbidos é alvo de Fake News | Portal Obidense

Direção da escola desmente notícia falsa que circulou em sites onde afirmaram que o educandário estaria vendendo o caderno de conteúdos aos alunos

Por: Marcelo Luiz

ÓBIDOS - Na manhã desta sexta-feira (22) começou a circular em veículos de comunicação de Óbidos e região que a escola municipal São Francisco estaria cobrando um valor fixo das apostilas educacionais dos alunos do 7° ano.

A equipe do Portal Obidense esteve na referida escola e entrevistou a diretora juntamente com a coordenadora e o presidente do conselho escolar, onde na oportunidade esclareceram de forma verídica os fatos.

Segundo a diretora não procede a informação de que a escola estaria cobrando qualquer tipo de valor sob as apostilas. "Em nenhum momento a escola esteve vendendo as apostilas. A escola disponibilizou para os alunos o material em PDF e não a venda, porém, em caso de o pai ter condições de imprimir esse conteúdo ele fizesse isso em casa." Disse Bárbara Aquino, diretora da escola.

A diretora também ressaltou que a imagem que está circulando sobre o valor que seria cobrado em relação a apostila não teria ligação com a escola. "Quem postou no grupo dos pais do Whatsapp sobre valores da apostila foi um pai de aluno que trabalha com xerox e impressão e disponibilizou para quem quisesse comprar, mas em nenhum momento foi a escola e sim o pai desse aluno." disse Bárbara Aquino.



A coordenadora escolar também se posicionou em relação ao caso. "Nós criamos os grupos da escola do 6° ao 9° ano justamente para dar as informações de como iria proceder o ano letivo de 2021, e lá também colocamos como iria acontecer as atividades. Esse ano fizemos de duas formas, com o caderno de conteúdo e com o caderno de avaliações para o aluno, postamos as atividades nos grupos em PDF e ao mesmo tempo esclarecendo como iria ser o procedimento, de forma que em nenhum nomento a escola passou aos pais essa responsabilidade de imprimir as atividades." Informou Oslima Bentes, Coordenadora escolar.

O presidente do conselho do educandário também falou sobre a verba do PDDE (participação direta da escola) "Nós temos um PDDE que recebemos por ano R$18,00 (dezoito mil reais) e esse dinheiro é para custeio de material de consumo e outra parte para capital onde nos possibilitou a compra de uma máquina de impressão, mas a demanda do ano passado foi tão grande que não deu para gente suprir, mas com a ajuda dos pais conseguimos superar. Ainda estamos aguardando o novo repasse do governo federal para este ano" disse João Aragão, presidente do conselho escolar.

Segundo a diretora, os sites que propagaram as informações falsas deveriam comparecer na escola para saber de fato a real situação antes de divulgarem qualquer fake news.

Sempre é importante, saber as fontes antes de compartilhar qualquer tipo de informação.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual BANDA ou CANTOR que vc gostaria de ver num Grande Evento Paraense em 2020 em Manaus

2.4%
22.6%
10.4%
1.2%
0%
0%
15.2%
1.8%
0.6%
34.5%
1.2%
4.0%
4.0%
2.1%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp