28/12/2018 às 18h13min - Atualizada em 28/12/2018 às 18h13min

Obidenses se assustam com surto de vomito e diarreia no município. Em média são registrado 80 casos por dia

Devido a demanda, o Hospital 24hs aumentou o número de leitos e está fazendo uma escala de apoio de atendimento

Por: Hayme Amorim

Foto: Hayme Amorim
ÓBIDOS - O surto de vomito e diarreia que vem causando preocupação de muitas pessoas no município de Óbidos, localizada no Oeste do Pará, a população em sua maioria acreditam ser devido a água, pois no município não há o tratamento de água adequado.

Porém na manhã desta sexta-feira (28), a equipe de reportagem do Portal Obidense foi até o Hospital José Benito Priante (24h) para buscar mais informações sobre o caso, a Diretora do Hospital Poliana Savino, disse que o motivo ainda é desconhecido. “Ainda não se tem uma causa para essa situação, acreditamos que seja o período chuvoso e o aumento de moscas”. Diz Poliana Savino diretora do hospital.


Mosca - Você Sabia?
De acordo com os pesquisadores as moscas são duas vezes mais propensas a espalhar germes do que as baratas. Isso acontece porque as moscas se alimentam de coisas mais nojentas como fezes, lixo em geral e animais em decomposição.
Além disso, elas não são capazes de mastigar, ou seja, para poderem comer, elas cospem enzimas que dissolvem o alimento. Então, apenas o fato de um desses bichinhos, aparentemente inofensivos, pousarem na sua comida por um segundo, já é motivo de preocupação.
As bactérias e vírus que ficam presentes no corpo das moscas podem transmitir várias doenças. Apenas o fato das moscas encostarem as patas ou o corpo na comida, já permite que elas transferiram vários germes para o seu alimento.
Entre as doenças que podem ser transmitidas por esses pequenos animas estão a cólera, a disenteria e a febre tifóide. Portanto, fique esperto quando ver alguma mosca voando por perto enquanto você come. E, caso elas pousem na comida, melhor não comer.
Além de contaminarem os alimentos e poder provocar doenças, as moscas fêmeas também podem botar ovos na comida, elas são conhecidas como moscas varejeiras.

A diretora disse ainda, que os casos já vinham acontecendo a alguns meses atrás e vieram a se intensificar a 9 dias. Segundo informações no ano passado ocorreu este mesmo caso de surto, o neste período é comum a “aparição” delas.

CLICK AQUI e Assista matéria feita ao vivo

São aproximadamente 40 a 45 casos a cada 12h, uma média de 80 casos por dia, porém não são apenas os casos de vomito e diarréia que incluem nessa quantidade. São feitos os atendimentos de outros casos como: os de pessoas diabéticas que se excedem na hora de comer, pessoas que ingerem muito álcool e acabam passando mal, ente outros casos.

A orientação da Diretora é que as pessoas façam a coleta de lixo de dentro de sua casa regulamente, que realizem a limpeza de seus quintais e de dentro de suas casas, higienização das mesas, das louças,  lavagem das mãos após a ida ao banheiro, o tratamento da água com fervura ou hipoclorito, não somente com filtração, realizar o cozimento dos alimentos  de maneira adequada, a lavagem correta dos alimentos consumidos crus, entre outros. 

Os casos não acontecem somente em crianças, mas com todas as pessoas de todas as idades. Os casos mais graves são enviados a Santa Casa de Misericórdia para uma internação e acompanhamento médico. As pessoas que apresentarem os sintomas de vomito e diarréia, devem procurar imediatamente o posto de saúde mais próximo, pois o risco de desidratação é muito grande, o hospital 24h não interna, apenas acompanha, pois o período é de apenas 24h pois o ponto é de pronto atendimento.

A parti deste sábado (29), o hospital José Benito Priante (24h) estará fazendo uma escala de apoio para reforçar a equipe ate o dia 1 de janeiro e estarão ampliando mais 4 leitos pois nos últimos 9 dias houve um grande aumento na demanda do hospital devido aos casos de vomito e diarréia no município.

*Contato- O Portal Obidense, equipe de Óbidos tem um novo número de whatsapp, para entrar em contato pode enviar mensagem a qualquer hora para o número (93) 9 9197-6588*


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp