30/11/2023 às 13h57min - Atualizada em 30/11/2023 às 13h57min

Ufopa é contemplada em edital do Sebrae com projeto AmazonBiotec

A seleção contemplou produtos inovadores com finalidade de fortalecer o ecossistema de bioeconomia amazônica

Da Redação
Comunicação/Ufopa

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Fotos: Acervo Gesaqui

PARÁ - O Grupo de Estudos em Sanidade Aquícola (Gesaqui) foi contemplado em chamada pública pelo edital Inova Amazônia 2023 – Módulo Tração, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com o projeto "AmazonBiotec – Solução em Biotecnologia Sustentável", que é originário de um projeto maior intitulado "MicrobioAmazon – Solução em Biotecnologia Ambiental".

O projeto conta com o incentivo da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Proppit) e tem a participação de docentes da Ufopa e de instituições de pesquisa nacionais e internacionais.
O edital que contemplou o projeto é destinado a negócios/produtos inovadores com a finalidade de fortalecer o ecossistema de bioeconomia amazônica, por meio da inovação, sustentabilidade e conexão entre empreendedores de diversas regiões.
 
Histórico – A MicrobioAmazon surgiu com o intuito de aplicar os conhecimentos construídos na universidade nos últimos anos, a exemplo da transformação em bioprodutos e serviços especializados na área da microbiologia, patologia clínica, imunologia, patologia animal e biologia molecular, na busca de tecnologias aplicadas pelo emprego de microrganismos e bioprodutos, com potencial na produção e saúde animal e na biorremediação nos sistemas de produção animal. A AmazonBiotec busca substitutos para os antimicrobianos, com foco no emprego de microrganismos como profiláticos e terapêuticos para aplicação na produção e na sanidade aquícola.

O Grupo de Estudos em Sanidade Aquícola (Gesaqui) é coordenado pelo Prof. Dr. Gustavo da Silva Claudiano, vinculado ao Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef) da Ufopa. É composto também pelos professores Dr. Mateus de Souza Terceti (Ufopa Monte Alegre), Dra. Michelle Fugimura, Dr. Luciano Jensen Vaz e Dra. Graciene do Socorro Taveira Fernades (ICTA) e Dr. Antônio Humberto Minervino (Ibef). Conta também com a participação de discentes de graduação e pós-graduação dos programas de Ciência Animal, Biociências e Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (SND) da Ufopa, além do Programa de Pós-Graduação em Aquicultura da Nilton Lins/Inpa.

O grupo acredita que, além de desenvolver produtos de alto valor agregado, permitirá demonstrar a viabilidade da aliança da tríade pesquisa-inovação-empreendedorismo para alunos e professores, não só do grupo envolvido, mas também de outros da universidade e da região.

O desenvolvimento e a comercialização, por meio de venda direta dos produtos e/ou pela produção contínua de cepas bacterianas e fagos com potencial para aquisição de empresas do mercado, criam um ambiente favorável à proliferação de ideias inovadoras e permitem a formação de recursos humanos altamente capacitados em numa área estratégica para o estado do Pará e o País, por meio da biotecnologia com foco na sustentabilidade.



 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp