27/10/2023 às 17h18min - Atualizada em 27/10/2023 às 17h18min

Rede Amazônia +Conectada: Projeto abre inscrições para 12 comunidades de Juruti/Pará

Estão previstas 200 conexões de Internet na primeira fase do projeto

Por: Italo Brum

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Rede Amazônia +Conectada
JURUTI: O Grupo + Unidos tem a satisfação de anunciar o lançamento do regulamento de inscrição para a primeira fase do programa Rede Amazônia +Conectada. O programa, que é apoiado pela USAID (Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional), disponibilizará conexões de internet para 500 casas em Juruti (PA) e nesta primeira fase serão selecionadas 200 casas. O projeto conta com a colaboração da Alcoa, apoio educacional da EBAC, Trench Rossi Watanabe e apoio institucional do IJUS (Instituto Juruti Sustentável), J-Pal e Conecta Amazônia Ltda.

As inscrições serão entre  30 de outubro e 15 de novembro de 2023.

Após realizar visita técnica em Juruti, o Grupo +Unidos com apoio do parceiro local IJUS, definiu os territórios participantes da primeira fase do projeto. Critérios como infraestrutura adequada, disposição de energia elétrica, logística de acesso e capacidade de geração de renda foram levados em consideração para esta seleção.

Assim, nesta primeira fase, a partir do dia 30 de outubro, poderão se inscrever os moradores das seguintes comunidades: No distrito sede, as comunidades: Café Torrado, Santo Hilário, São Pedro e Lago Preto No Distrito Castanhal, as comunidades: Ferrugem, Igarapé Açu,  Vila Castanhal e Justina. No Distrito Juruti Velho, as comunidades: Nova Galileia, Pau D`Arco, Pompom e Vila Muirapinima. As inscrições poderão ser feitas até o dia 15 de novembro.



Processo Seletivo: Visitas às Comunidades Selecionadas
O processo seletivo para participação no programa será conduzido de maneira inovadora, de forma híbrida. As inscrições poderão ser feitas via internet ou presencialmente, já que a equipe do projeto realizará visitas às comunidades selecionadas. Essa abordagem busca assegurar que pessoas sem acesso à internet consigam se inscrever no programa, promovendo um impacto significativo nessas localidades, já que as inscrições poderão ser feitas via formulário impresso nesses locais.

Os encontros para recebimento das inscrições presenciais devem ocorrer segundo calendário entre os dias 07 e 10 de novembro, com apoio das lideranças de cada região,  frisando a importância desses líderes para o apoio na mobilização do território. Veja abaixo o calendário detalhado com dias e locais das inscrições.

Para a seleção dos participantes, serão montadas bancas de seleção para cada comunidade com participação de diferentes atores, tais como parceiros locais e lideranças comunitárias que, nos critérios estabelecidos pelo Grupo +Unidos, realizarão apuração das inscrições coletadas nas visitas realizadas nos territórios participantes desta etapa.

Vale ressaltar que as inscrições devem ser realizadas considerando o domicílio, assim, apenas uma pessoa deverá se inscrever representando toda a casa. Além disso, é imprescindível que os inscritos comprovem que moram há pelo menos 2 anos nas localidades listadas e que se enquadrem nos requisitos definidos no regulamento de inscrição do programa tais como: a pessoa responsável pela inscrição ser maior de idade, ter acesso à energia elétrica, disponibilidade de pelo menos 5h semanais para participar das capacitações onlines. Contam como diferenciais positivos para a seleção: a responsável pela residência ser mulher e que os membros da família tenham participação ativa nas ações da comunidade e de parceiros. Demais informações podem ser consultadas no regulamento. As lideranças comunitárias também terão materiais físicos para serem distribuídos, estes explicarão sobre o processo.



Regulamento disponível no site do Grupo + Unidos
Todas as informações detalhadas sobre a primeira fase do Programa Rede Amazônia +Conectada, incluindo critérios de elegibilidade, prazos, e demais orientações, podem ser consultadas no regulamento oficial disponível a partir de 30 de outubro de 2023 no site oficial do Grupo + Unidos em https://www.maisunidos.org/amazoniamaisconectada/. Estão previstas para 2024 duas novas fases do projeto em Juruti, as próximas comunidades e o número de conexões ainda devem ser anunciadas. Para mais informações entre em contato via e-mail [email protected] ou pelo telefone: 93 99146-6954.



Calendário de inscrição por região:

 Distrito Juruti Velho 07 e 08/11
- Dia 07/11
- Período: Manhã e tarde
- Local das inscrições: Vila Muirapinima
- Público: Vila Muirapinima
 - Dia 08/11
- Período: Manhã
- Local das inscrições: Nova Galileia
- Público: Nova Galiléia
- Período: Tarde
- Local das inscrições: Pompom
- Público: Pompom e Pau D’arco
Distrito Castanhal - 09/11
- Período: Manhã
- Local das inscrições: Vila Castanhal
- Público: Vila Castanhal, Justina e Igarapé Açu
- Período: Tarde
- Local das inscrições: Ferrugem
- Público: Ferrugem
 Distrito Sede - 10/11
- Período: Manhã
- Local das inscrições: Lago Preto
- Público: Lago Preto e São Pedro
- Período: Tarde
- Local das inscrições: Café Torrado
- Público: Café Torrado e Santo Hilário



Sobre o Grupo +Unidos:  O Grupo +Unidos é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos. A instituição nasceu em 2008, visando estabelecer a conexão entre empresas, poder público e missão diplomática americana  para ampliação de oportunidades para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Trabalhamos há 15 anos fomentando o investimento social privado colaborativo para apoiar iniciativas voltadas à educação, empregabilidade e formação tecnológica com foco no desenvolvimento socioeconômico sustentável. Para saber mais sobre o programa, acesse: https://www.maisunidos.org/amazoniamaisconectada/

Sobre a USAID: A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) é uma das principais agências de desenvolvimento do mundo, desempenhando um papel fundamental como ator catalisador, buscando impulsionar resultados significativos. Seu trabalho é dedicado a melhorar vidas, fortalecer comunidades e fomentar a democracia, bem como promover o desenvolvimento sustentável nos países onde atua. Saiba mais em: https://www.usaid.gov

Sobre a EBAC: A EBAC é uma instituição de ensino inovadora, que oferece mais de 150 cursos online, com foco em educação continuada e desenvolvimento de competências profissionais nas áreas de Design, Software, Programação & Data, Marketing, Audiovisual, Moda, Games e Negócios, além de uma série de iniciativas que preparam o aluno para a inserção no mercado de trabalho.

Sobre a Alcoa: A Alcoa está presente no Brasil desde 1965 e opera em diversos aspectos da cadeia de produção de alumínio, incluindo mineração de bauxita, refino de alumina e produção de alumínio. A Alcoa é dedicada no desenvolvimento sustentável, excelência operacional, impacto social e proteção ambiental. Seu novo propósito é "Transformar Potencial em Progresso Verdadeiro!" e possui quatro valores centrais: Integridade, Excelência, Cuidado com as Pessoas e Coragem. A Alcoa possui unidades produtivas em Poços de Caldas, São Luís e Juruti, além de escritórios em várias cidades brasileiras. Também é acionista em quatro usinas hidrelétricas e emprega mais de 7.000 colaboradores, incluindo aqueles das comunidades locais, com um foco em disseminar seus valores e práticas de sustentabilidade. Saiba mais em: https://www.alcoa.com/brasil/

Sobre o IJUS: O Instituto Juruti Sustentável (IJUS), reconhecido como Organização de Utilidade Pública pelo Governo do Estado, é um espaço público permanente de diálogo, debate e ação coletiva entre seus associados e a sociedade em geral, que visa contribuir para o desenvolvimento sustentável de Juruti e entorno. O Instituto tem por escopo, também, apoiar financeiramente ações, projetos e programas, reembolsáveis ou não reembolsáveis que integrem aspectos sociais, humanos, econômicos e ambientais, através do Fundo Juruti Sustentável (FUNJUS). Saiba mais: https://ijus.org.br/



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp