06/10/2023 às 13h08min - Atualizada em 06/10/2023 às 13h08min

Exposição de pássaros amazônicos celebra o Dia Mundial das Aves no Parque do Utinga

Evento promovido pelo Ideflor-Bio destacou a importância da preservação das aves para a biodiversidade da região

Da Redação
Ag. Pará

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Foto:Ag. Pará

PARÁ - Com o objetivo de celebrar a diversidade e a importância dos pássaros para o ecossistema amazônico, o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) promoveu, nesta quinta-feira (5), uma exposição especial no Parque Estadual do Utinga “Camillo Vianna”, em Belém, alusiva ao Dia Mundial das Aves.

Organizada pela Diretoria de Gestão da Biodiversidade (DGBio), por meio da Gerência de Biodiversidade (GBio), a programação buscou, ainda, promover a conscientização ambiental da população e estimular o cuidado com a natureza. Quem passou pelo Centro de Acolhimento do Parque teve a oportunidade de conhecer de perto diversas espécies de aves nativas da Amazônia. 

Coloridas, exuberantes e com sons encantadores, as aves amazônicas são um verdadeiro tesouro da biodiversidade da região. Por meio de painéis informativos, o público pode aprender sobre as características, os hábitos e a importância de cada espécie para o equilíbrio do ecossistema.

As principais aves expostas, foram a Garça-branca-grande (Ardea alba); Xexéu/Japiim (Cacicus cela); Arara-azul-grande (Anodorhynchus hyacinthinus); Beija-flor-de-garganta-azul (Chlorestes notata); Quero-quero (Vanellus chilensis); Arara-vermelha (Ara chloropterus Gray); Ararajuba (Guaruba guarouba); Tucano-de-papo-branco (Ramphastos tucanus Linnaeus), entre outros.

Nos murais, o público pode ter acesso à informações como a taxonomia das aves, questões morfológicas, a distribuição geográfica, como se dá a reprodução da espécie, a importância ecológica desses animais, além de curiosidades sobre os pássaros. Especialistas do Ideflor-Bio esclareceram dúvidas dos visitantes e reforçaram o papel da sociedade para a manutenção desses animais para o meio ambiente. 

De acordo com a titular da GBio, Mônica Furtado, o evento foi considerado um sucesso. “Reunimos pessoas de diferentes idades e perfis interessadas em conhecer e valorizar a rica avifauna amazônica. A exposição e as atividades educativas proporcionaram momentos de aprendizado, reflexão e conexão com a natureza, reforçando a importância da conservação das aves e a necessidade de ações concretas para proteger a biodiversidade amazônica”, afirmou.

O Parque Estadual do Utinga, com sua rica biodiversidade e paisagens deslumbrantes, foi o cenário ideal para a exposição de aves. Os visitantes puderam, ainda, observar algumas aves em seu habitat natural, nas trilhas e mirantes estrategicamente localizados. Esse contato com a natureza reforça a importância de preservar os ecossistemas naturais e desperta na população um maior interesse e apreço pelas aves da Amazônia, afirma o gerente da Região Administrativa de Belém, Ellivelton Carvalho.

“Essa iniciativa é mais um exemplo do compromisso do Ideflor-Bio em fortalecer a educação ambiental e valorizar a biodiversidade amazônica. Eventos como a exposição de aves, no Parque Estadual do Utinga, são fundamentais para despertar a consciência coletiva sobre a necessidade de preservar os ecossistemas naturais e de proteger as aves e demais espécies que dependem desses ambientes. Portanto, cuidar das aves é cuidar da Amazônia e de todo o nosso planeta”, enfatizou. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp