21/09/2023 às 19h47min - Atualizada em 21/09/2023 às 19h47min

Secretaria de Meio Ambiente (Semma), intensifica ações de proteção a tartaruga da Amazônia | Portal Obidense

Durante os meses de setembro, outubro e novembro, época de desova das espécies, a comercialização de quelônios aumenta significativamente na região

Elton Pereira
Portal Obidense

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Fiscalização da Semma | Imagem Semma/Óbidos
ÓBIDOS –  A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma/Óbidos), tem intensificado as ações de proteção a captura predatória e comercialização tanto de ovos, quanto de espécimes de tartarugas da amazonias, que com a descida do nível das águas dos rios, tem o início da migração e desovas dos quelônios, conhecidos como; Tracajás, Pitiús e Tartarugas.

As ações iniciaram em Óbidos, com intuito de frear a comercialização dos ovos e dos exemplares de quelônios, animais que estão na lista dos ameaçados de extinção. Foram realizadas vistorias no Igarapé do Pinto e o Lago do Flexal, em seguida a ação chegou até o igarapé da Santaninha com a intenção de adentrar ao Lago Grande, no entanto, por conta da seca, o igarapé está muito raso, não sendo possível de ser realizada a vistoria.




Várias embarcações de pequeno e grande porte foram vistoriadas pelos agentes da Semma, que contavam com o apoio de Militares da 29ªCIPM. “Iniciamos nossa ação nos lagos da região, com objetivo de garantir a perpetuação das espécies de quelônios, que já estão na lista de animais ameaçados de extinção, e sabemos que durante esta época do ano, são bastante predados. O nosso trabalho, é garantir que a ação humana, não vai interferir no ciclo natural de reprodução da espécie”, afirmou a secretária adjunta de Meio Ambiente, Luciane de Sena Gomes.

Comercializar ou capturar tracajás, Pitiús ou tartarugas e seus ovos é crime ambiental, e prevê multa de R$5.000,00 (5mil reais) por exemplar ou mesmo por unidade de ovo.  Buscando frear as ações predatórias, vários comunitários tem se juntado a Semma para combater este crime.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp