15/04/2018 às 10h56min - Atualizada em 15/04/2018 às 10h56min

Um mal que atingem todo ser humano, mas existe meio simples de evitar.

Por: Sara Evellin

ÓBIDOS - Para mantermos nossa saúde é necessário vários cuidados, alimentos bem lavados, lavar sempre as mãos, fazer exercícios físicos, boa alimentação. É tudo um ciclo, e quando falta algo, o organismo fica vulnerável e exposto a alguma doença.  A doença abordada hoje é uma parasitose a Ascaridíase ou popularmente falando, a lombriga.

O que é?

A ascaridíase é causada por um verme chamado Ascaris lumbricóides, conhecida como lombriga, o seu reservatório é o homem, mas precisamente o intestino delgado.

Como ocorre a transmissão?

A infecção ocorre através da ingestão de alimentos ou bebidas contaminadas com os ovos Ascaris das fezes.

Sintomas

No estágio larvatório, dificilmente provocam algum sintoma, podendo ser comuns manifestações intestinais pois as larvas migram. Na sua passagem pelos pulmões, podem provocar infecções moderadas que por sua vez podem evoluir e levam a tosse, febre, falta de ar, dor no tórax e roncos.

Como acontece o diagnóstico?

É feito pela observação com microscópio óptico de ovos nas fezes, através do exame parasitológico de fezes, pelo Método de Sedimentação Espontânea (HPJ). Pode ser feito também por testes imunológicos, exames de imagem, ou acidental durante uma endoscopia, ultrassonografia ou raios-X.

Tratamento

São utilizados medicamentos em dose única, e em caso de obstrução intestinal é indicado o uso de outros medicamentos antes. O tratamento deve ser repetido após algumas semanas para matar larvas que possam estar migrando e, portanto, inacessíveis aos fármacos administrados por via oral no intestino.

Visto tudo isso, é necessária educação sanitária, tratamento de água e esgoto, cuidados higiênicos no preparo dos alimentos, boa higiene pessoal, combate aos insetos domésticos, pois moscas e baratas podem veicular os ovos e tratamento das pessoas parasitas, tudo isso para evitar novas contaminações.

Para ler mais artigos de Sara Evellin CLICK AQUI

Quer compartilhar seu conhecimento e ter uma coluno no Portal? Entre em contato com agente (92)99112-4378 ou E-mail: portalobidense@gmail.com

 

Link
Relacionadas »
Comentários »

Findando o período letivo qual a matéria mais difícil de passar?

7.2%
12.0%
39.8%
10.8%
15.7%
4.8%
9.6%
Moeda Valor
Servidor Indisponível ...