09/09/2017 às 18h53min - Atualizada em 09/09/2017 às 18h53min

É muito comum ouvirmos falar em menopausa, mas você já ouviu falar em andropausa?

Por: Sara Evellen
Arte: Divulgação

A andropausa é um termo usado para denominar uma diminuição progressiva da produção de testosterona em homens após os 35 anos, porém, ela atinge apenas cerca de 25% dos homens a partir dos 50 anos de forma lenta e gradual. A testosterona é o hormônio masculino, que é responsável pela voz grossa, barba, pelos, musculatura, pomo de adão e a capacidade reprodutiva.

  • Causas

A andropausa é multifatorial, ou seja, ocorre por vários fatores, como: queda natural com a idade, tabagismo, consumo de álcool, sedentarismo, consumo de carne e alimentos gordurosos, estresse e depressão estão associados a queda significativa dos níveis de testosterona.

  • Sinais e sintomas

Quanto menor o nível de testosterona mais serão os problemas. Entre eles estão:

- Redução da massa muscular.

-Problemas de memória.

-Sensação de calor excessivo.

-Aumento da gordura corporal.

-Diminuição do desejo sexual.

- Osteoporose.

-Dificuldade de concentração.

-Depressão (mau humor, desanimo, dificuldade em sentir prazer).

  • Como diagnosticar?

Para verificar o possível quadro de andropausa, devem ser feitos testes de sangue, que medem o nível de testosterona livre e total, e o nível de practina, que, se elevado reduz a testosterona, além desses devem ser feitos testes de ereção por um urologista e deve ser medida também a densidade óssea. O diagnostico é feito com base nos sintomas e parâmetros bioquímicos, testosterona livre ou biodisponível.

  • Tratamento

Tratamento é feito com reposição hormonal, que pode ser feita por comprimidos, adesivos, implantes subcutâneos ou injeções intramusculares regulares. Além disso, podemos contar com atividades físicas, alimentação balanceada rica em fibras, com pouca gordura e carboidratos.

Deu de perceber que tanto as mulheres quanto os homens, sofrem com a falta de hormônios, por isso, é importante ficar atento para os sintomas e ir periodicamente ao médico. 

Click e leia mais sobre publicações de Sara Evellen

Link
Tags »
Relacionadas »
Comentários »

Qual BANDA ou CANTOR que vc gostaria de ver num Grande Evento Paraense em 2020 em Manaus

2.3%
22.3%
10.1%
1.7%
0%
0%
15.3%
1.7%
0.6%
33.8%
1.7%
3.8%
4.6%
2.0%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp