01/11/2017 às 08h56min - Atualizada em 01/11/2017 às 08h56min

Hoje publicaremos a parte II sobre o assunto que fala sobre dores estomacais.

Retomando o assunto, uma das principais doenças relacionada ao estômago é a gastrite.

Por: Sara Evellen
Foto: Ilustração

ÓBIDOS - A gastrite é uma inflamação, infecção ou erosão do revestimento do estômago. Ela pode ser aguda, e durar pouco tempo ou pode ser gastrite crônica que duram alguns meses e em alguns casos, até mesmo anos.

Sua causa mais provável é a fraqueza da barreira mucosa que protege a parede estomacal, permitindo que os sucos digestivos produzidos pelo estômago causem danos ao tecido que reveste o órgão.

  • Tipos de gastrite

Gastrite Aguda

Geralmente, esse tipo de gastrite é causada pela presença da bactéria Heicbacter pylori no estômago. Seus principais sintomas são dor, náuseas e vômitos.

Tratamento

 Seu tratamento envolve o uso de medicamentos antiácidos, antibióticos, alteração nos hábitos alimentares e prática de atividade física, quando ela não é tratada evolui para a gastrite crônica.

Gastrite Nervosa

Muitas pessoas acham que nossas emoções não influenciam na nossa saúde, mas é aí que está o engano.

A gastrite nervosa surge principalmente em mulheres em situações de irritabilidade, medo e ansiedade, os sintomas são os mesmos da gastrite aguda, ocorrendo azia, sensação de estômago cheio, arrotos frequentes e vômitos.

Tratamento

Tratamento da gastrite nervosa é feito com o uso de antiácidos, remédios calmantes, alterações na dieta e pratica de atividade física, que ajuda a reduzir o estresse e o nervosismo.

É a duração prolongada dos sintomas de gastrite aguda, com um aumente progressivo da inflamação da parede do estômago. Na sua fase inicial é chamada de gastrite superfície ou leve, quando apenas a parte mais externa da parede do estômago é atingida o estágio seguinte é chamado de gastrite atrófica ou moderada, e a fase final é chamada de atrofia gástrica, onde a parede do estômago está quase completamente destruída podendo evoluir para o câncer.

Leia também: Dores no estomago

 Tratamento

Seu tratamento é feito através de medicamentos antiácidos e protetores gástricos, dieta adequada, e o uso de antibióticos se a causa da gastrite for H pylori.  É necessário suplemento de vitamina B12, pois a gastrite crônica pode causar anemia.

Gastrite Enantematosa

É quando há uma inflamação em uma camada mais profunda da parede do estômago, podendo surgir por infecções de bactérias, doenças autoimunes, alcoolismo ou uso frequente de medicamentos com aspirinas ou anti-inflamatórios.

Tratamentos

Seu tratamento é feito com medicamentos antiácidos e dieta pobre em gorduras, doces e cafeína.

Gastrite Eosinoafílica

É caracterizada por um aumente de células imunes no estômago, causando infamações e sintomas como azia, náuseas e vômito. Ela afeta principalmente pessoas com histórico de alergias no corpo, e é tratada com o uso de medicamentos corticoides.

Visto tudo isso, nota-se que um pequeno desconforto ou uma forte dor no estômago podem ser causados por diversos fatores, desde infecções leves até o início de um câncer, então, é importante manter-se sempre alerta aos sintomas e procurar o médico periodicamente.

Click Aqui, leia outros Artisgos de Sara Evelen

Link
Tags »
Relacionadas »
Comentários »

Qual BANDA ou CANTOR que vc gostaria de ver num Grande Evento Paraense em 2020 em Manaus

2.3%
22.5%
10.2%
1.8%
0%
0%
15.2%
1.8%
0.6%
33.3%
1.8%
3.8%
4.7%
2.0%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp