11/03/2023 às 11h25min - Atualizada em 11/03/2023 às 11h25min

Dr. Constantino Menezes de Barros, matemático e pesquisado obidense | Portal Obidense

Embora com um certo atraso, devido a minhas ocupações profissionais, dedico meu parco tempo para prestar minha homenagem ao Matemático Dr. Constantino Menezes de Barros

Professor Carlos Vieira
Prof. Carlos Augusto Sarrazin Vieira
Matemático Obidense

ÓBIDOS - Há 40 anos, no dia 06 de março de 1983, morria na cidade do Rio de Janeiro, um dos ilustres filhos de Óbidos, Dr. Constantino Menezes de Barros, considerado um dos mais talentosos matemáticos brasileiros do século XX.
             
Constantino, nasceu em Óbidos no dia 18 de agosto de 1931. Era filho do casal, Guilherme Barros (comerciante e ex-prefeito de Óbidos), e D. Elvira Menezes de Barros.

Começou seus estudos em sua terra natal, e foi um dos mais destacados alunos do saudoso educador, Manoel Valente do Couto (professor Manduca).
  Fez seu doutorado na Universidade de Paris, onde mais tarde foi professor, e defendeu a tese intitulada "Spaces Infinitesimaux, Une Extension do Calcul Différentiel Extérieur d'Elie Cartan et du Calcul Différentiel absolu de Ricci."  (Espaços infinito e mais, uma extensão do cálculo diferencial externo de Elie Cartan e do cálculo diferencial absoluto de Ricci).
     
Entre os inúmeros cargos assumidos, podemos destacar: professor da Universidade Federal Fluminense; Chefe de pesquisa do CAPq; Pesquisador Titular 1 do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro; professor da Universidade de Paris, França; pesquisador associado em várias universidades do exterior e revisor da revista Zentralblatt Fur Nathe Matik Reviews.

Entre seus trabalhos destacamos a publicação de 37 obras e a realização a convite de 44 conferências, incluindo várias internacionais, entre as quais, a Conferência de Matemática de Moscou, Rússia (1966), e a de Nice, França (1970). Constantino, foi mais uma prova incontestável da sapiência histórica dos filhos de nossa terra, e vem coroborar com a afirmativa do jornalista Peregrino Junior, ao prefaciar o livro Terra Pauxi, de autoria do obidense Francisco Manoel Brandão no ano de 1951, "O caboclo de Óbidos é dos mais inteligentes e sensíveis da Amazônia." 
                            
É preciso cada vez mais conhecermos nossa história e repassar esses conhecimentos as novas gerações para que sirva de exemplo, e com isso, aumentar ainda mais nosso orgulho de sermos obidenses.   

     
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp