22/03/2024 às 15h15min - Atualizada em 22/03/2024 às 15h15min

Com a junção das vilas de Arcozelo, Condurizes e comunidade do Arapucu, é fundada a Vila de Óbidos

Além de fundar a Vila de Óbidos em 25 de março, Mendonça Furtado também instituiu o poder executivo e legislativo

Prof. Carlos Augusto Sarrazin Vieira
Monumento a soberania Portuguesa (Pelourinho) Praça barão do Rio Branco | Foto: Walmir Ferreira

ÓBIDOS - No dia, 22 de março de 1758, chegava na Aldeia dos Pauxis, o Governador da Província do Maranhão e Grão Pará, Capitão General Francisco Xavier de Mendonça Furtado, acompanhado por uma grande comitiva formada por autoridades civis, militares e religiosas.

Na Aldeia dos Pauxis passou três dias. E, como já vinha fazendo em todas aldeias com grande população por onde passava, reuniu a população e mandou abrir uma clareira na mata que ficava em frente a primitiva igreja construída pelos Padres Capuxinhos. No meio da clareira, mandou implantar um Pelourinho (símbolo da soberania portuguesa), e chamou esse espaço de praça (hoje, Praça Barão do Rio Branco, mas conhecida como Praça de Sant'Ana).

No dia 25, reuniu nesse espaço toda a população da aldeia, juntamente com a população trazida de Arcozelo (hoje, cidade de Curuá), e da aldeia dos Condurizes (localizada onde hoje é a comunidade de Arapucu), e fundou a Vila de Óbidos (nome dado em homenagem a Vila de Óbidos de Portugal).

Em seguida, nomeou o primeiro Diretor da Vila (nascia assim o Poder Executivo obidense); deu liberdade a população indígena (que viviam sob a tutela dos religiosos); nomeou os cinco primeiros Vereadores (Poder Legislativo) e declarou os índios maiores de idade e súditos da coroa portuguesa).

Nesse mesmo ano foi criada a Paróquia de Óbidos, subordinada a Diocese de Belém. Em síntese, Óbidos ganhava sua autonomia política, no entanto, com toda essa importância, essa data permanece no ostracismo da história de nosso município.

Aqui fica a lembrança, para que nossas autoridades municipais, possam colocar o nome de 25 de março em uma rua, uma travessa, em um beco ou em outro espaço público tirando do esquecimento essa data tão significativa de nossa história.

Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp