25/03/2023 às 12h12min - Atualizada em 25/03/2023 às 12h12min

Governador da Província do Grão-Pará, Capitão-General Francisco Xavier de Mendonça Furtado visita Óbidos | Portal Obidense

Com a reunião da aldeia dos Pauxis, aldeia Conduriz e aldeia dos Barés, foi declarada a criada da vila com o nome, Vila de Óbidos

Professor Carlos Vieira
Prof. Carlos Augusto Sarrazin Vieira
Vila de Óbidos

ÓBIDOS - Há exatamente 265 anos passados, no dia 22 de março de 1758 (quarta-feira), a Aldeia dos Pauxis recebia a visita ilustre do Governador da Provincia do Maranhão e Grão-Pará, Capitão-General Francisco Xavier de Mendonça Furtado, irmão do Primeiro Ministro Português, Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marquês de Pombal.

O Governador permaneceu na Aldeia dos Pauxis, por três dias. No dia 25 (sábado de aleluia), como acontecia por todas as Aldeias por onde passava - desde que tivesse um número considerável de almas - reuniu a população e através de um mutirão, abriu uma clareira na mata em frente a capelinha rústica construída pelos Padres da Ordem dos Capuchos da Piedade, e implantou no centro do espaço aberto um pelourinho (símbolo da soberania portuguesa).

Dando prosseguimento aos atos protocolares, reuniu habitantes de três aldeias: a aldeia dos Pauxis, localizada próximo a fortaleza (forte Pauxis); a aldeia Conduriz, localizada um pouco abaixo da entrada do rio Trombetas (margem do Lago Arapucu) e uma outra, a aldeia dos Barés, localizada no lugar Arcozello (hoje, cidade de Curuá), em seguida, declarou criada a vila com o nome, Vila de Óbidos (devido as características topográfica, fez uma alusão a vila portuguesa de Óbidos. Localizada no Distrito de Leiria, que tem como Padroeira, Santa Maria).   
  
Nascia o poder legislativo    

Na ocasião, nomeou e empossou os membros da primeira Câmara Municipal (nascia o Poder Legislativo Obidense); nomeou e empossou o primeiro Diretor da Vila (surgia o Poder Executivo Obidense), e deu liberdade aos indígenas, que passaram a ser considerados súditos da Coroa Portuguesa. Fato este que teve como objetivo, tirar o poder temporal da igreja sobre os nativos.

Criação da Paróquia de Óbidos
 
Nesse mesmo ano, foi criada a Paróquia de Óbidos, sob a orientação da Diocese de Belém, até o ano de 1903 quando passou a fazer parte da Prelazia de Santarém.

Durante aproximadamente os primeiros 224 anos, a religião obidense foi predominantemente católica.

No que concerne a economia, sempre teve por base a agricultura (mandioca, cacau e posteriormente a juta); o extrativismo animal, com a pesca e a caça; o extrativismo vegetal, principalmente com a coleta das chamadas Drogas do Sertão; na segunda metade do século XIX, teve início a criação de gado.

A indústria só chega ao município, no final da primeira metade do século XX, com a juta e posteriormente, a exportação da castanha do Pará.  Atualmente nossa economia têm por base de exportação: a farinha de mandioca, o açaí, peixe e a castanha do Pará.

É um município com uma cultura diversificada, tendo como destaque: as folias de Santo, cordões de boi, pássaros, etc. Festivais: do jaraqui, tucunaré, acari, castanha e do milho; festas religiosas, futebol e como maior   marco cultural, o Carná Pauxis.

Um Pedido

Fica aqui um pedido aos Vereadores, aproveitem e façam uma homenagem a essa data, com pelo menos o nome de uma rua. 

Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp