07/09/2017 às 15h31min - Atualizada em 07/09/2017 às 15h31min

Em Óbidos no oeste do Pará, muito peixe no rio Amazonas, movimentam a economia e mais alimento na mesa do cidadão.

Pescadores amadores do município de Óbidos, estão aproveitando o período de fartura de pescado no rio Amazonas, para aumentar a renda familiar.

Por: Rafaela Aquino

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Foto - Rafaela Aquino - Pesca na Frente da Cidade de Óbidos - PA

ÓBIDOS – Desde o início dessa semana que o pescado ficou mais fácil de ser encontrado para consumo e com um preço acessível que cabe no bolso do consumidor.

Em Óbidos, esse é o período onde os pescadores costumam chamar de “Fartura” que nada mais é do que: Quantidade mais do que suficiente; abundância ou seja além do que se precisa. Durante toda a semana, pessoas de várias idades pescadores ou não, aproveitam esse momento de abundância de peixe que passam em frente a cidade, para dar seu lance, ou o que alguns chamam de bordos.

Nessa época todos pescam alguma coisas, até mesmo o mais “Panema” consegue encher sua caixa de peixe, esses são de várias espécie, para todos os gosto e paladar, assim que conseguem encher sua canoa, encostam no cais da cidade para efetuar a venda e voltar para capturar mais. Nesse período você pode encontrar vários tipos de peixes como: Curimatá, Pacú, Sardinha, Acari, Tamuatá, Pirapitinga, Tucunaré, Aracú, Cujuba, Apapá, Acará Açu, Pescada e a enigmática e afrodisíaca Piranha.

Em uma única noite, o pescador Jeam Silva de 45 anos, conta que pescou aproximadamente 100 kg de pescado, e que vendou o quilo dependendo da espesse, mais segundo ele o preços praticado foi bem menos que o habitual.

 "Sou pescador desde a minha juventude e todos os anos, aproveito esse período para ganhar um pouco mais”, diz satisfeito o senhor Jeam.

O consumidor está gostando do preço pois a um mês atrás jamais se compraria “4 curimatã” por R$:10,00.

“Para nós Obidenses é um privilégio morar aqui, pois quando chega a fartura, o preço fica mais acessível e as pessoas consomem mais peixe. Nunca perco a oportunidade de comprar em maior quantidade e estocar para comer depois que essa fartura passar”, ressalto o consumidor o senhor Francisco Alves.

Essa época em que o pescado fica mais barato melhora a vida das pessoas com baixa renda pois a carne está muito cara, fazendo assim o consumidor preferir o peixe.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp