12/04/2017 às 17h01min - Atualizada em 12/04/2017 às 17h01min

Estado devolve prédio onde funcionou por muitos anos a Escala São José a irmãs das Imaculada Conceição.

Depois de 45 anos com o estado que estregou o prédio quase em ruinas, agora com um gesto de caridade as irmãs passam a parte boa do prédio para o município onde funcionara a escola Felipe Patroni.

Por: Rafaela Aquino

Foto: Portal Obidense

ÓBIDOS – Na terça-feira (11) as 9h, em ato solene, o prédio onde funcionava a antiga escola São José retornou às mãos de suas donas, as Irmãs Missionárias Imaculada Conceição de Maria Mãe de Deus.

Nos últimos 45 anos a Escola São José esteve sob a responsabilidade do Governo do Estado do Pará, depois desses anos o prédio retornou para as Irmãs em uma Solenidade realizada na Diocese de Óbidos.

A sede da Diocese de Óbidos recebeu para essa solenidade as autoridades do Município o Bispo Dom Bernardo, Prefeito Chico Alfaia, a Promotora de Justiça que responde por Óbidos Lilian Braga, Presidente da Câmara e alguns vereadores, Secretária de Educação, Ananilva, Presidente da 7ª Ure, Maria Gracilda, representante das Irmãs Missionárias Imaculada Conceição, Irmã Nila e a comunidade em geral.

“Sabemos muito bem que a Escola São José já faz parte da história da Cidade de  Óbidos e de muitos Obidenses que lá estudaram, onde se início um futuro para muitos, que hoje  exercem a Profissão de professores em Óbidos e que no mesmo prédio onde foram estudantes já tiveram

 lá como professores, o prédio da Escola São José há 45 anos esteve nas responsabilidades do Governo do Estado, e algumas  vezes tentamos receber a Escola mais tudo requer tempo e agora a Escola volta às mãos de seus Donos, temos vários pensamentos para a Escola São José e todas são para o Ensino em Óbidos, como escola particular e também um centro universitário com cursos para a juventude Obidense”. Disse Dom Bernardo

Mas, não será bem assim, sai do estado e parte do prédio vai para o município, pelo menos interinamente, onde alocará algumas turmas da escola Felipe Patroni:  

“A parte da Escola que está em bom estado será concedida a Secretaria de Educação de Óbidos para lá funcionar a Escola Felipe Patroni, que seu prédio está interditado. A Secretaria de Educação se propôs a fazer algumas reformas no prédio, essa questão ainda vai ser estudada para ver de que forma essa reforma vai ser realizada”. Finalizou o bispo de Óbidos.

Presente na solenidade e com interesse em parte da estrutura o Prefeito Alfaia, já foi logo agradecendo as irmãs pela sessão do prédio a secretaria de educação/povo obidense.

“Agradeço as Irmã, que nos sedaram parte da escola que está em condições de uso para que lá funcione provisoriamente o Felipe Patroni, vamos providenciar uma reforma na parte em que foi cedida a população Obidense para acolher os Alunos da Escola Felipe Patroni, esperamos que logo o prédio da Escola São José volte para as mãos de suas donas as Irmãs, e elas verifiquem o fim da da escola que no futuro quem sabe possa ser uma universidade católica”. Disse o Prefeito de Óbidos Francisco Alfaia.

A responsável pela pasta da educação em Óbidos, também presente na solenidade, Ananival, afirmou que já tem uma equipe aguardando e disponível para começar os trabalhos na parte cedida ao município, só aguardando sair da tutela do estado que entrega o prédio quase em ruinas as religiosas.

“Já temos uma equipe de Infraestutura disponível para já começarem a trabalhar e deixar a parte do escola São José que foi Sedida para o Município pronta para receber os alunos da Escola Felipe Patroni. A emoção foi grande em ver a solenidade de entrega da Escola São José para as Irmãs e muito feliz pois logo após a entregue às suas donas, cederam ao município para que os alunos da Escola Felipe Patroni possam estudar em um só local e em um lugar com segurança”. Finalizou a secretária


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp