10/10/2022 às 15h20min - Atualizada em 10/10/2022 às 15h20min

32° Festival do Tucunaré encerra com a presença de grande público nas praias do Curumu | Portal Obidense

Último dia do evento foi marcado pela escolha da Rainha do Festival

Por: Érique Figueirêdo/ ASCOM - PMO

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Jéssica Loyane, eleita Rainha do Festival - Fotos: Vander Andrade/ ASCOM-PMO
ÓBIDOS - Combinação de sol forte, praia além das águas convidativas do Lago Curumu, atraíram centenas de pessoas para a Vila União do Curumu, distante cerca de 29 km da sede do município de Óbidos, onde foi realizada a 32ª edição do Festival do Tucunaré, no fim de semana.
 
Com a facilidade do acesso à praia por estrada e pelo rio, o público aproveitou o último dia de programação do Festival, no domingo (9) as faixas de areia, que ficam do outro lado da Vila, ficaram lotadas.




 
Entre os atrativos, o destaque foi a variedade de pratos feitos a base do Tucunaré, uma tradição há mais de três décadas, que conta com o preparo especial dos moradores do Curumu, que reservam um estoque especial do peixe para atender o público.
 
Segundo a coordenação do evento, esse ano foram disponibilizados mais de 280 kg do pescado, usados nos pratos típicos preparados por moradores da localidade.


 
Para animar os banhistas, duas bandas passaram pelo palco montado na praia. Outra novidade, foi o retorno do Festival para o lugar onde tradicionalmente é realizado desde as primeiras edições.
 
"Estamos feliz em receber esse público que respondeu ao nosso convite e nos ajudou a manter viva a tradição do Festival do Tucunaré. Isso é muito importante para o Curumu e para a cultura obidense", destacou Gilberto Silva, um dos representantes da comissão organizadora.
 
O encerramento do Festival foi marcado pela tradicional escolha da Rainha do evento que, esse ano, contou com a participação de duas jovens, uma do Distrito do Flexal e a outra da Vila União do Curumu.
 
O corpo de jurados escolheu a candidata da Curumu, Jéssica Loyane Silva, para ser a Rainha do Festival, mantendo a faixa na comunidade.


 
Leidiana da Costa, que representou o Flexal, agradeceu o convite e recebeu o reconhecimento da coordenação.
 
Apoio
 
A Prefeitura de Óbidos, esteve presente e atuou em conjunto com os moradores da Vila, para garantir um Festival sem incidentes.
 
Equipes da Secretaria Municipal de Saúde estivem durante todo o domingo dando suporte com uma ambulância, além do atendimento de técnicos e enfermeiros.
 
Já a Secretaria Municipal de Meio Ambiente enviou fiscais para evitar poluição na praia e combater o som alto.


 
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, ajudou na organização do evento e enviou servidores para auxiliar nos trabalhos durante os três dias de festival.
 
Para a secretária de Cultura e Turismo, Wilma Lúcia Silva, o resultado foi dentro do esperado, com o funcionamento a contendo de toda a estrutura.
 
"Cumprimos o nosso papel de incentivar e dar suporte às nossas manifestações culturais. O Festival do Tucunaré é muito importante para nós e vamos trabalhar junto com os moradores para melhorar ainda mais esse evento", destacou Wilma.
 
O acesso por meio terrestre à praia, foi outro fator que facilitou a participação popular. A Secretaria de Infraestrutura atuou na recuperação de toda a extensão do ramal.






Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp