05/06/2022 às 17h09min - Atualizada em 05/06/2022 às 17h09min

Parabéns, Haroldo Tavares | Portal Obidense

Hoje, uma forma de reconhecimento e de prestar minha homenagem a esse obidense ilustre que completa 84 primaveras

Por: Prof. Carlos Augusto Sarrazin Vieira
Haroldo Tavares - 84 anos


ÓBIDOS - Há 84 anos (05/06/1938), nascia na cidade de Belém um menino, filho de Heráclito Teixeira da Silva e dona Deusarina Tavares da Silva, menino este que se tornaria um verdadeiro mito da política local e regional. Seu nome de batismo HAROLDO HERÁCLITO TAVARES DA SILVA, seu nascimento na cidade de Belém, deu-se pelo fato de uma viagem de seu genitor a serviço do Exército em companhia de sua mãe. Haroldo é casado com dona Dilza Maria Rodrigues da Silva, e dessa união, nasceu quatro filhos: Daniell, Danielli, Marceli e Natalia.

Sua vida estudantil começa no Grupo Escolar de Óbidos, o qual na década de 50, daria origem ao Grupo Escolar José Veríssimo, de onde se transferiu para o Ginásio Dom Amando, na cidade de Santarém. Posteriormente, Colégio Estadual Paes de Carvalho e Colégio Nossa Senhora de Nazaré na Capital do Estado. Devido as dificuldades da família, teve que retornar a Óbidos para ajudar sua mãe que era viúva.

No ano de 1963 com 25 anos de idade, assumiu o cargo de Vereador. Como Vereador exerceu os mais diversos cargos no Poder legislativo obidense tais como: Presidente, 1º Secretário, presidente e membro de várias Comissões Técnicas e também Prefeito Municipal em Exercício.

No ano de 1967, foi eleito Prefeito Constitucional de Óbidos, pela Aliança Renovadora Nacional – ARENA. Em 1971, disputou as eleições estaduais para o cargo de Deputado Estadual, onde foi eleito com votos quase que exclusivos do povo obidense. Reeleito nos anos de 1975 e 1980, na qualidade de 2º suplente, assume o mandato de Deputado pela 3º vez.

Com o movimento revolucionário de 1964, em 1969, Óbidos é considerada Área de Segurança Nacional, e a população perde o direito de eleger diretamente o Prefeito, que passa a ser nomeado pelo Presidente da República. No ano de 1981, Haroldo Tavares foi nomeado pelo então Presidente da República, General João Figueiredo, como Prefeito Pro-Tempore, até maio de 1985.

No ano de 1989, foi eleito novamente Prefeito Constitucional de Óbidos; em 1995, eleito Deputado Estadual. Neste mandato, exerceu a função de Vice-Presidente e Presidente em caráter permanente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará e Membro e Presidente da Delegação da Assembleia Legislativa a Conferência Parlamentar das Américas, Quebec-Canadá. No ano de 2000, mais uma vez, por vontade soberana do povo, foi eleito Prefeito Constitucional de Óbidos.

Seu Legado I

Entre os trabalhos legislativos em destaques, podemos citar: a criação do Tribunal de Contas do Pará; a Resolução que instituiu o Código de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa; o projeto que criou o Programa de incentivo a cultura; projeto que declarou de Utilidade Pública a Associação Cultural Obidense - ACOB; projeto que reconhece de Utilidade Pública para o Estado do Pará a Academia Paraense Literária; Projeto que considera as cidades de Óbidos e Vigia como Patrimônio Cultural do Pará; Projeto que dispões de Bolsa para a produção literária, etc.

No decorrer desse tempo, recebeu inúmeras honrarias, entre as quais, podemos citar: Medalha do Centenário da Flotilha do Amazonas/ Divisão Naval do Norte – Ministério da Marinha; Titulo  Benemérito da Unidade Avançada José Veríssimo – Universidade Federal Fluminense; Diploma e Medalha Cultural Prof. Augusto Meira, Conselho Estadual de Cultura; Titulo Honorifico de Cidadão Obidense; Ordem do Mérito da Cabanagem – Grau de Grande Mérito-Assembleia Legislativa do Pará; Diploma e Insígnia da Ordem Municipal do Brasão de Óbidos, no grau de Grã-Cruz, entre outros.

Seu legado II

Entre os trabalhos desenvolvidos no cargo de Gestor obidense, podemos citar: construção do Estádio Ary Ferreira; Praça da Cultura; Praça do Sesc Centenário; reforma da Praça Barão do Rio Branco; Construção da Escola Duque de Caxias; conclusão da Escola Prof. José Tostes; estrada vicinal ´que liga a cidade de Óbidos ao Curumu; estrada vicinal Óbidos ao Arapucu; estrada vicinal Óbidos ao Sucuriju; construção de inúmeras escolas na zona rural, entre elas a Profa. Wulfilda Rego na comunidade do Arapucu; Escola Tenente Pedro Muniz, comunidade do Cipoal; Escola José de Alencar, comunidade de Rio Braco; Escola Antônio Ribeiro de Vasconcelos, comunidade Ponte grande; Escola Olavo Felix da Silva, comunidade Rio Branquinho; Escola José Bonifácio; Escola Ruy Barata, Comunidade  Mamaurú; Escola Nossa Senhora das Graças, Comunidade Ilha Grande; Escola Dr. Arthur Cruz, comunidade Igarapé Grande; Escola São José, Comunidade São José; Escola Cristovão Colombo, Comunidade Sapucaia;  Escola Cristo Rei, comunidade Paraná de Baixo; Escola Casemiro Ribeiro, Comunidade Surva; Escola Armélio Santos, Comunidade Auerana; Escola Nossa Senhora dos Remédios, Comunidade Campinas; Escola Antônio Magalhães, Comunidade São Pedro, etc.

Implantação do Ensino Fundamental Maior, Educação de Jovens e Adultos - EJA e o Projeto Sistema Modular de Ensino - SOME, na zona rural, fato este que fez com que houvesse um aumento considerável no número de alunos, que estavam ausentes da escola visto não terem condições financeiras de se deslocarem para a zona urbana.

No decorrer de suas administrações, surgiram os bairros da Cidade Nova, Santa Terezinha, Perpétuo Socorro e São Francisco. E de bom alvitre ressaltar o calçamento de inúmeras ruas de nossa cidade.

Lembrança e Reconhecimento

Hoje, como forma de reconhecimento e de prestar minha homenagem a esse obidense ilustre que completa 84 primaveras, faço aqui uma síntese de sua biografia que está sendo levantada, que em breve, e com a autorização de meu amigo Haroldo Tavares, estarei colocando à disposição para o conhecimento da população obidense.

Aqui quero desejar ao Amigo Haroldo Tavares, muita paz, saúde, alegrias, felicidades e uma longa vida, extensivo a todos os seus familiares. Que continue sendo esse cidadão integro, competente, amigo e esse filho dileto de amor imensurável por sua formosa Terra Pauxís.


 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp