04/07/2016 às 18h04min - Atualizada em 04/07/2016 às 18h04min

Muirapinima e Munduruku se preparam para a disputa do festribal em Juruti

O maior festival folclórico do oeste do Pará será realizado no final de julho. A dupla Vitor e Léo está confirmada na abertura do evento

Por: Blog do JK/ Portal Obidense
Foto: Divulgação

JURUTIO Festribal 2016 começou a ganhar corpo com o lançamento dos CDs das tribos Muirapinima e Munduruku no último final de semana. Na sexta, 01 de julho, foi o lançamento do CD “Espíritos”, tema da tribo azul e vermelha (Muirapinima) para este ano, e no dia 2 de julho, com o tema “Mitos”, a tribo vermelha e amarela (Munduruku) fez apresentação do novo Pajé, novo Tuxaua e novo regional Donos da Terra.

A XXII edição do evento será realizada nos dias 28, 29 e 30 de julho, com a participação da dupla sertaneja Vitor e Léo na festa dos visitantes dia 28, na Arena do Tribódromo. Serão esperadas mais de 10.000 pessoas para a grande festa, que é a maior manifestação cultural da região Oeste e desde 2008 é patrimônio cultural do estado do Pará.
 
Este ano, a Prefeitura de Juruti, patrocinadora oficial do Festribal, repassa R$ 300.000,00 (trezentos mil reais) para cada associação folclórica, o que inclui valor para CD e tribos mirins, além do apoio da empresa Alcoa, que repassou R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) para cada associação.
 
A Tribo Muirapinima tentar quebrar a sequência de 2 anos de vitórias consecutivas da Tribo Munduruku. “Vamos aguardar e que vença a melhor dentro da arena”, disse o secretário municipal de Cultura, Desporto e Turismo, Carlos Pinheiro.
 
Ensaios - Após a festa de lançamento dos CDs e novos itens, começa também a temporada dos ensaios nas quadras das duas tribos. Na Aldeia Muirapinima, os diretores anunciaram para esta segunda-feira, 4, o início dos treinamentos visando a conquista do título deste ano. Por outro lado, a direção da tribo Munduruku também anunciou para o mesmo dia o início dos ensaios para a  temporada 2016.
 
Durante cerca de 25 dias, os galpões e quadras das tribos ganham uma movimentação extra, causada não apenas pelos moradores de Juruti que frequentam os dois espaços, mas também pelos visitantes que já começam a chegar e tomar conta da cidade, mostrando suas paixões pelas tribos que fazem o Festribal de Juruti. 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp