25/04/2022 às 10h39min - Atualizada em 25/04/2022 às 10h39min

Instituto Alcoa renova parceria com Secretaria Municipal de Educação de Juruti para realização do Programa Ecoa | Portal Obidense

Acreditando na capacidade que a educação tem em ser um fator central para o desenvolvimento dos territórios e diminuição das desigualdades

Da: Redação

JURUTI - O Programa Ecoa atua nos três municípios atendidos pelo Instituto Alcoa: Juruti (PA), Poços de Caldas (MG) e São Luís (MA) em duas frentes de atuação: Ecoa Formação e Ecoa Gestão.
 
Este ano, o Ecoa Gestão segue contribuindo para a melhoria da aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental público, atuando junto às equipes da Secretaria Municipal de Educação e aos gestores escolares e coordenadores pedagógicos no apoio à implantação e monitoramento do Plano Estratégico e elaboração de Planos de Ação de gestão escolar nas unidades participantes. As oito escolas que integraram a iniciativa em 2020 e as doze escolas que ingressaram em 2021 continuarão sendo monitoradas e vinte novas escolas serão atendidas por esta frente, contemplando assim 40 unidades escolares. Considerando as escolas dos demais municípios, no total, serão beneficiadas 107 escolas públicas brasileiras. O parceiro técnico nessa frente é a empresa Interação Urbana.
 
Já o Ecoa Formação tem como objetivo incidir sobre as desigualdades educacionais e garantir patamares superiores de qualidade de acesso, de permanência e de aprendizagem nas trajetórias dos estudantes das redes públicas dos três municípios atendidos pelo programa. As ações são divididas em: formação e assessoria às equipes técnicas das secretarias municipais, formação de educadores em Língua Portuguesa, Matemática e Avaliação Pedagógica, disseminação de conteúdo e criação de tecnologia educacional para mobilizar a comunidade educativa. O desenho do programa de formação conta com a parceria do Cenpec.
 
A renovação da parceria entre Secretaria Municipal de Educação, Instituto Alcoa, Cenpec e Interação Urbana foi oficializada em evento virtual realizado no dia 23 de março, com a participação do Secretário de Educação de Juruti, Wilson Navarro e representantes do Instituto Alcoa, do Cenpec e Interação Urbana.


 
Os dois últimos anos foram mutio desafiadores para a educação pública brasileira e o Programa Ecoa vem oferecendo suporte para a nova realidade imposta pela pandemia. “O programa apoia a construção de novos saberes, novas práticas e o melhor uso de recursos. Para nós do Instituto Alcoa, é muito importante saber que estamos contribuindo para a retomada do desenvolvimento de alunos e profissionais da educação neste momento e pensando no futuro”, afirma Monica Espadaro, Gerente de Projetos do Instituto Alcoa.
 
O gerente geral da Alcoa Juruti, Genesis Costa, afirmou que o Programa Ecoa se torna essencial nesta fase de retomada das aulas presenciais, após mais de dois anos de aulas remotas.
“A pandemia trouxe um novo cenário para a educação brasileira, trouxe mudanças e novos processos, por isso o Ecoa é um importante parceiro da educação pública de Juruti, pois transforma territórios e permite que educadores e, principalmente, os alunos sejam os agentes dessa transformação”, acredita Genesis.
 
Wilson Navarro, secretário de Educação de Juruti, acredita que a renovação do programa Ecoa com a gestão municipal será importante para impulsionar os projetos em andamento.
“A Secretaria de Educação já possui um projeto aprovado com o Instituto, chamado de Educação Digital para Todos, além de outros projetos que foram aprovados nas escolas do município de Juruti. A gente ratifica a nossa necessidade de se ampliar, cada vez mais, esses programas para o município, para outras escolas, porque Juruti, de fato, tem uma Geografia um pouco diferenciada onde a maioria das escolas estão localizadas na zona rural, de forma muito difusa. Então, com toda certeza, o município de Juruti precisa de mais apoio, mais investimento desses programas fornecidos pelo Instituto Alcoa”, argumenta o secretário.
 
Sobre o Instituto Alcoa
 
Fundado em 1990, no Brasil, o Instituto Alcoa é uma entidade sem fins lucrativos, que tem o propósito de transformar coletivamente os territórios em que a Alcoa está presente – Poços de Caldas (MG), São Luís (MA) e Juruti (PA) – a fim de torná-los mais inclusivos e menos desiguais.
Para isso, o Instituto Alcoa promove iniciativas em educação e geração de trabalho e renda, causas estruturantes para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, além de incentivar a participação social e o diálogo em torno das causas como forma de mobilização para o engajamento. Sua atuação se conecta às políticas públicas e agendas de interesses globais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp