14/04/2022 às 15h27min - Atualizada em 14/04/2022 às 15h27min

Aumenta a procura por peixe na véspera da Sexta Feira Santa | Portal Obidense

O aumento se dá devido a tradição de se alimentar basicamente de peixe no período considerado como Santo pelos cristãos

Por Derick Souza

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Mercado do peixe na rua da passagem em Óbidos

ÓBIDOS - Consumir peixe já é do costume de populações como a de Óbidos, que é cercada de abundantes águas de onde muitos, inclusive, tiram a sua sobrevivência através da pescaria.

Mas existe um período do ano em que a demanda por peixe aumenta significativamente; chamamos esse período de Semana Santa, onde os cristãos mudam a alimentação para uma alimentação mais leve, ou seja, o peixe.

O costume de comer peixe no feriado da Semana Santa é ligado a uma forma de praticar o jejum e a abstinência, uma prática, ao lado da caridade e esmola, indicada pela Igreja como prática de devoção típica do tempo da Quaresma.

De acordo com os vendedores, a demanda pelo pescado em Óbidos aumentou consideravelmente com a proximidade do feriado santo, dado que é muito positivo para quem depende da venda do peixe.

Hoje na quinta feira da Semana Santa a quantidade de pessoas que transitam pelo mercado do peixe em Óbidos ultrapassou o esperado, fazendo a alegria dos vendedores.

O Prof° Paulo Barros que estava comprando o pescado para o feriado, disse estar contente em ver a fartura em variedades de peixes que Óbidos tem e afirmou que os preços estão justos, haja vista que aumentou a variedade no pescado e algumas espécies sofreram inclusive uma baixa nos preços.

Mas para quem segue a risca o que pede a tradição, o preço é só mais um detalhe - para estes, o importante mesmo é seguir a alimentação com peixe e focar na espiritualidade, buscando melhora pessoal e praticando sempre a caridade.



Veja materia em Óbidos






Veja matéria em Prainha





Veja matéria em Alenquer


 

Portal Obidense  Publicidade 790x90


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp