14/04/2022 às 15h27min - Atualizada em 14/04/2022 às 15h27min

Aumenta a procura por peixe na véspera da Sexta Feira Santa | Portal Obidense

O aumento se dá devido a tradição de se alimentar basicamente de peixe no período considerado como Santo pelos cristãos

Por Derick Souza
Mercado do peixe na rua da passagem em Óbidos

ÓBIDOS - Consumir peixe já é do costume de populações como a de Óbidos, que é cercada de abundantes águas de onde muitos, inclusive, tiram a sua sobrevivência através da pescaria.

Mas existe um período do ano em que a demanda por peixe aumenta significativamente; chamamos esse período de Semana Santa, onde os cristãos mudam a alimentação para uma alimentação mais leve, ou seja, o peixe.

O costume de comer peixe no feriado da Semana Santa é ligado a uma forma de praticar o jejum e a abstinência, uma prática, ao lado da caridade e esmola, indicada pela Igreja como prática de devoção típica do tempo da Quaresma.

De acordo com os vendedores, a demanda pelo pescado em Óbidos aumentou consideravelmente com a proximidade do feriado santo, dado que é muito positivo para quem depende da venda do peixe.

Hoje na quinta feira da Semana Santa a quantidade de pessoas que transitam pelo mercado do peixe em Óbidos ultrapassou o esperado, fazendo a alegria dos vendedores.

O Prof° Paulo Barros que estava comprando o pescado para o feriado, disse estar contente em ver a fartura em variedades de peixes que Óbidos tem e afirmou que os preços estão justos, haja vista que aumentou a variedade no pescado e algumas espécies sofreram inclusive uma baixa nos preços.

Mas para quem segue a risca o que pede a tradição, o preço é só mais um detalhe - para estes, o importante mesmo é seguir a alimentação com peixe e focar na espiritualidade, buscando melhora pessoal e praticando sempre a caridade.



Veja materia em Óbidos






Veja matéria em Prainha





Veja matéria em Alenquer


 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp