19/10/2021 às 08h35min - Atualizada em 19/10/2021 às 08h35min

Preservação do Lago Mamauru | Portal Obidense

Moradores da região próxima ao lago buscam de todas as formas preservarem o leito e suas espécies, algumas já ameaçadas

Por: Ronielson Pauxis

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Lago Mamauru | Foto: Daniel Cerdeira

ÓBIDOS - A poucos quilômetros da sede do município de Óbidos no Oeste do Pará, está localizado um dos mais e belos lagos do Oeste paraense. O lago do Mamauru, um lugar de muita riqueza e beleza natural, sua beleza é encantadora para quem visita este lugar no coração da Amazônia. 

Com suas águas escura, forma um cenário encantador, berço de tantas vidas na fauna e flora e tantas espécies aquáticas, muitas delas ameaçadas de extinção.  Pensando no futuro de novas gerações, comunitários se unem para que possa ser preservado este aquário natural!

As margens do lago Mamauru é morada de inúmeras famílias que tem como principal fomento da economia a pescaria, além de manter a sobrevivência por meio do consumo de pescado, não só da comunidade, mais de toda a região.



Um lugar de fato cheio de encanto, pelos igapós e tapagem (capins), se observa voos sincronizados das garças dando um grito pela preservação.

Com a cheia dos rios o logo Mamauru se torna ainda maior, e é um dos mais belos pontos turísticos de nosso município, são centenas de visitantes que por lá passam para praticar a pesca esportiva, e até mesmo tomar uma boa cerveja gelada na companhia de seus amigos, os pescadores fazem do lago um lugar de diversão e alegria ao jogar suas redes e desfrutar de uma boa pescaria.

A pesca do Mapará, curimatã ou até mesmo a do pirarucu são as mais esperadas pelos pescadores e pescadoras que chegam para esse momento. 

Com verão amazônico e a seca dos rios a comunidade realiza o projeto de preservação para que possam preservar espécies em seu tempo de reprodução, é uma luta incansáveis de mulheres e homens que se junto para proteger seu território de invasores que tentam de todas as formas adentrar no lago usando arreios impróprios e proibidos para a pesca clandestina, nessa época a espécie de quelônios também sofrem grandes ameaças pelo período de reprodução.

Diante de todas essas situações os comunitários tornam público o pedido de compreensão para a Preservação do lago Mamauru, e conclamam a toda a sociedade obidense para que juntos possamos lutar para que se conserve nossa biodiversidade viva.

O lago do Mamauru não é somente uma extensão de água, para a população é fonte de vida, é de onde são tiradas o alimento, que o sustentando de seus moradores. Preservar é um dever nosso, caso o contrário sofreremos juntos pela escassez do pescado. Os comunitários montaram equipes que estarão se revezando na fiscalização do lago, com comunicação direta com os órgãos de proteção ambiental informando de toda e qualquer resistência por parte de quem vier infringir as decisões tomadas junto à comunidade.




Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp