05/02/2021 às 14h37min - Atualizada em 05/02/2021 às 14h37min

Pará recebe mais 15 pacientes do Amazonas para tratar Covid-19 | Portal Obidense

Três mulheres e 12 homens chegaram em avião da FAB, oriundos das cidades de Tefé e Manaus, e foram levados para o Hospital de Campanha, no Hangar

Por: Walmir Ferreira
Fonte: Agência Pará
Paciente do Amazonas, chegando ao Pará | Foto: Agencia Pará
PARÁ - Mais 15 pacientes do Amazonas, sendo três mulheres e 12 homens, na faixa etária de 33 a 59 anos, chegaram ao Pará na noite da quinta-feira (4) para receber tratamento contra a Covid-19. Todos foram encaminhados ao Hospital de Campanha, no Hangar. "Foi um voo tranquilo. Os pacientes não tiveram agravos durante o percurso e as paradas técnicas ocorreram dentro do prazo estimado", informou Carla Figueiredo, diretora Técnica da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Todos os pacientes são considerados casos moderados da doença e tiveram suporte de oxigênio durante a viagem. A aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) saiu do município de Tefé ainda na tarde da quinta-feira, hoje transportando 12 pacientes. O voo fez escala em Manaus, capital amazonense, onde embarcaram mais três pessoas doentes, e de lá veio para Belém.

Onze ambulâncias já os esperavam no Complexo Ala 9 da Base Aérea, no bairro da Pratinha, para encaminhá-los ao Hospital. Eles foram recebidos por profissionais voluntários do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, médicos da equipe da UTI do Hospital de Campanha e equipe de ambulâncias da iniciativa privada, que auxiliaram no transporte.




Os pacientes passaram pelos processos de identificação, triagem e reclassificação. "Esse procedimento é necessário, pois alguns pacientes acabam desestabilizando durante o voo. Ao chegarmos ao Hangar será efetivado o processo de regulação deles, com atualização de condições clínicas para acolhimento adequado nos leitos", explicou Camylla Rocha, diretora da Central de Regulação do Estado. Este atendimento deve prosseguir por toda a madrugada. 
 
Desinfecção - Assim que os pacientes foram retirados da aeronave, a equipe de Resposta Nuclear, Biológica, Química e Radiológica do Comando do 4º Distrito Naval realizou a descontaminação do espaço, procedimento considerado padrão nesses casos. 

Devido ao aumento significativo no número de casos da Covid-19, falta de leitos e de oxigênio, muitos pacientes do Amazonas foram transferidos para outros Estados, entre eles o Pará. No dia 15 de janeiro, o governador Helder Barbalho anunciou que abriria leitos para atender pacientes do estado vizinho. Foram 10 leitos de UTI e 20 leitos clínicos no Hospital de Campanha de Belém, e 10 leitos de UTI neonatal na Santa Casa de Misericórdia.

O Pará já recebeu 26 pacientes do Amazonas. Desses, seis ainda continuam internados em leitos de UTI, dois estão em leitos clínicos, 14 já receberam alta médica e quatro faleceram.


 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual BANDA ou CANTOR que vc gostaria de ver num Grande Evento Paraense em 2020 em Manaus

2.4%
22.4%
10.3%
1.5%
0%
0%
15.5%
1.8%
0.6%
34.2%
1.2%
3.9%
3.9%
2.1%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp