27/07/2020 às 18h17min - Atualizada em 27/07/2020 às 18h17min

Alguns degraus de um sonho | Portal Obidense

Em Manaus, filhos de Óbidos realizam Puxirum para tentar solucionar um problema de décadas

Por: Walmir Ferreira

MANAUS – A capital do Amazonas, no norte do Brasil, tem uma afinidade muito grande com Óbidos, cidade que fica no oeste do Pará. É Manaus o destino de milhares de obidenses que saem para buscar uma melhor qualidade de vida.
 
A capital cresceu e faltou planejamento urbano, bairros longínquos são praticamente abandonados pelo poder publico, é onde muito desses obidenses buscam residência.
 
Sem acreditar que as promessas de campanhas serão cumpridas, um grupo de moradores em sua maioria obidenses da comunidade do silêncio, resolveram fazer um puxirum para eliminar um problema, onde interfere no direito de ir e vim. O bairro é Terra Nova, o local é a Colônia Santa Marta a rua se chama rua da Benção.

Escada escupida no barro, ja causou muitos acientes | Foto Ariana Paz

O problema enfrentado por milhares de pessoas que precisam passar pelo beco em um local íngreme de 30 metros de altura, escada esculpida no próprio barranco, dezenas de acidente já aconteceram, pessoas que caíram ao tentar subir ou descer. Crianças são obrigadas a passar por lá para irem á escolas, um tormento para todos.
 
Vanda Santos, uma das voluntárias na ação, disse ao Portal que resolver essa situação é um sonho: “É muito difícil para todos, pessoas idosas arriscam suas vidas tentando subir essas escadas de barro, nós moradores não agüentamos mais, quando chove isso fica parecendo um sabão, ninguém consegue passar é como se subíssemos uma montanha a qualquer momento podemos desabar lá de cima, muitos políticos já vieram aqui e só prometeram”. Desabafou Vanda
 
Nilce Souza, uma das coordenadoras do mutirão para a construção da escada, também revelou que é um sonho: “Olha, é muito difícil, dizem que o custo é muito alto, até hoje ninguém do poder publico veio fazer, quero agradecer ao amigo Stone Machado que nos ouviu atentamente e disse que vai nos ajudar, veio aqui olhou e agora esta aqui, nem acredito que desta vez vamos ter uma escada de verdade, começamos hoje e vamos construir os primeiros degraus de um sonho”.
 
Os trabalhos começaram no domingo (26) dia da senhora Sant´Ana padroeira do povo católico obidense, com o cartaz da imagem da santa, muita fé e ajuda dos amigos e voluntário, iniciaram a construção do sonho de apenas ter o direito de ir e vim.
 
O Portal Obidense transmitiu ao vivo, e vai retornar para acompanhar as obras.
 
CLICK AQUI – Assista a matéria e o início dos trabalhos
 
Falamos com Stone Machado, sobre a ação: “O que falta na realidade nessa questão é determinação, sentimos a ausência do poder publico o que falta são pessoas corajosas como a Nilce, como a Vanda, como o Riso, como o André, como outras pessoas. Esse acesso é perigoso, crianças passam por aqui todos os dias para ir á escola, estou muito feliz em estar participando, em estender a mão para quem precisa, o nome disso chama-se valores de convivência com poucas coisas agente realiza muitos sonhos”


Os trabalhos serão reliazados sempre no final de semana




Primeira esta está sendo concluida
 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp