17/04/2016 às 12h02min - Atualizada em 17/04/2016 às 12h02min

Imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida chega a Óbidos

Durante um ano, imagem percorrerá toda as paróquias da Diocese de Óbidos.

Por: Érique Figueirêdo
Fotos: Wendel Menezes

ÓBIDOS – A tarde de sábado (16), foi de festa para os católicos obidenses que lotaram a área de desembarque do porto da Companhia Docas do Pará (CDP), para receber a imagem peregrina jubilar de Nossa Senhora Aparecida, que chegou a região para dar início a uma peregrinação de um ano.

Uma procissão fluvial, semelhante a que é realizada no círio de Sant’Ana, foi organizada para marcar a chegada da imagem, que havia visitado Óbidos apenas uma vez na história, há exatos 50 anos atrás.

Uma embarcação de médio porte foi ornamentada para conduzir a imagem que veio diretamente do Santuário Nacional de Aparecida, localizado na cidade de Aparecida, interior

de São Paulo. Outras embarcações de pequeno porte também acompanharam a romaria fluvial que anunciou a chegada da padroeira do povo católico brasileiro.

Conduzida pelo bispo da Diocese de Óbidos Dom Bernardo Bahlmann, a imagem peregrina foi apresentada a população que se emocionou com a chegada de um dos símbolos mais fortes da igreja brasileira.

Centenas de mãos estendidas em busca de uma benção, marcaram o primeiro contado dos fiéis com a Virgem Maria. A imagem foi lentamente conduzida no meio dos fiéis, para cada pessoa pudesse se aproximar e reverenciá-la.

A procissão, motivada por orações e cânticos marianos, conduziu a santa pelas ruas do centro da cidade. A frente, as folias de São Tomé e Santa Maria, abriam alas para a passagem da padroeira do Brasil. Muitos moradores foram para frente de suas casas acompanhar a passagem da procissão. Em algumas residências, pequenos altares com imagens de Aparecida e de outros Santos foram montados.

Emocionada, dona Ivanilda Santos, mal conseguia descrever a sensação de poder chegar perto da imagem de Aparecida. “Eu estou tremendo, é uma emoção muito grande. Eu espero que todos nós que estamos aqui, possamos receber as graças de Nossa Senhora Aparecida”, disse a aposentada.

Durante o percurso, uma benção especial foi concedida aos pacientes internados no hospital Dom Floriano na Providência de Deus. A imagem de Aparecida foi erguida por Dom Bernardo em direção aos leitos do hospital, e os fiéis rezaram uma Ave Maria.  

A procissão chegou a Capela de Lourdes no início da noite, recepcionada por uma bateria de fogos e pelas palmas das centenas de pessoas que aguardavam no local.

Dom Bernardo ressaltou a importância da peregrinação na Diocese de Óbidos, que faz parte do jubileu de 300 anos de aparição da imagem original de Aparecida, no rio Paraíba do Sul. “É uma emoção muito grande, sobretudo quando se vê o povo emocionado na hora que nós chegamos com a imagem, é a sensação de que a própria Mãe, com o seu amor, vem ao nosso encontro. Hoje nossa Diocese também passa a celebrar o jubilei dos 300 anos da aparição de Nossa Senhora de Aparecida, que será celebrado em 2017. Esperamos que o nosso povo seja agraciado com a bênçãos de Nossa Senhora”, disse Dom Bernardo.

A imagem peregrina deverá visitar todas as paróquias da Diocese nos próximos meses. O cronograma das visitas será anunciado brevemente pela Cúria Diocesana.

Jubileu de 300 anos

A visita da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, faz parte da celebração dos 300 anos da aparição da imagem original, que foi encontrada por três pescadores no rio Paraíba do Sul no ano de 1717. Portanto, em 2017 a aparição da imagem completará 300 anos.

A peregrinação da imagem de Nossa Senhora Aparecida é uma forma de retribuir a visita dos romeiros ao seu Santuário, que hoje recebe um número superior a 10 milhões de peregrinos ao ano. É também uma maneira de ir ao encontro daqueles que ainda não tiveram condições de visitar a Casa da Mãe Aparecida.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp