14/04/2016 às 18h49min - Atualizada em 14/04/2016 às 18h49min

Obras de ampliação do sistema de abastecimento de água, estão 60% concluídas

Obras deveriam ter sido entregues em junho de 2013.

Por: Érique Figueirêdo
Fotos: Wendel Menezes

ÓBIDOS – As obras de ampliação do sistema de abastecimento de água de Óbidos, entraram na fase final. Os trabalhos de fixação das adutoras e das tubulações que levarão água para as residências, estão sendo realizados no bairro de Santa Terezinha.

Segundo o representante da Bel Casa, empresa responsável pela obra, 60% dos trabalhos já foram concluídos. As adutoras que levarão água do sistema de captação para o novo reservatório no bairro de São Francisco, já foram colocadas, restando apenas concluir a interligação da nova tubulação com a antiga que já é utilizada pela Companhia de Saneamento do Pará (COSANPA).

Na primeira parte da obra, apenas 1.600 residências serão beneficiadas com o novo sistema, após a entrega a COSANPA ficará responsável por realizar as demais ligações.

Com relação a Rua Osvaldo Matos, no bairro Cidade Nova, que teve os trabalhos de pavimentação paralisados para que fosse colocadas as tubulações, a empresa informou que a escavação na via foi concluída em fevereiro desse ano, e que não há nenhum impedimento, para que o trabalho de calçamento da rua, seja concluído pelo Governo Municipal. “Na verdade esse trabalho deveria ter sido feito na Rua Belém, mas como ela foi asfaltada, nós transferimos para a Osvaldo Matos para evitar problemas. Mudamos para essa rua e a polêmica foi ainda pior, mas da nossa parte o nosso trabalho já foi concluído lá”, afirmou Ricardo Smith, engenheiro da Bel Casa.

Smith esclareceu ainda, que todas as ruas pavimentas que forem escavadas para receber a tubulação, serão recuperadas pela empresa assim que o trabalho for totalmente concluído. “Nós vamos recuperar todas as vias, mas isso só deve ocorrer quando nós finalizarmos tudo. Não dá pra manter uma usina de asfalto aqui pra fazer meio metro de asfalto aqui e ali”, disse o engenheiro.

A obra que contemplará os bairros Cidade Nova, São Francisco e Engenho Novo, deveria ter sido entregue em junho de 2013, mas devido a várias paralisações, ocasionadas, segundo a Bel Casa, por atraso no repasse dos recursos, o novo prazo para a entrega dos trabalhos encerrará em junho de 2016.

Sistema de Tratamento de Água

Iniciada em junho de 2012, a construção do sistema de tratamento de água, que foi construído no bairro da Cidade Nova, está com mais de 90% dos trabalhos concluídos. A obra que foi financiada com recursos do Governo Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), foi estimada incialmente em R$ 7.114.100,33 (Sete milhões cento e quatorze mil, cem reais e trinta e três centavos).

Restando apenas a conclusão da parte elétrica, o sistema de tratamento deverá ser entregue juntamente com a obra de ampliação do sistema de distribuição de água.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp