12/04/2016 às 13h11min - Atualizada em 12/04/2016 às 13h11min

SEMMA realiza soltura de filhotes de quelônios em Óbidos

Os filhotes, pertencentes a duas espécies de quelônios, foram entregues pela população aos agentes de fiscalização da SEMMA de Óbidos.

Por: Martha Costa/ Ascom - PMO
Fotos: Divulgação

ÓBIDOS - Na manhã da segunda-feira, 11 de abril, uma equipe de fiscalização ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) de Óbidos realizou a soltura de 436 filhotes de quelônios, sendo 141 tracajás e 295 tartarugas. Os filhotes, de aproximadamente 4 meses, foram entregues a SEMMA por moradores das localidades de Ilha do Meio e Maria Tereza, logo após a eclosão.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Robenizia Moda falou sobre a satisfação em ver a participação da comunidade na preservação ambiental. “Que bom que a comunidade está entendendo que a Secretaria de Meio Ambiente e a comunidade devem trabalhar juntos a questão da preservação e da sustentabilidade e as comunidades da Ilha do Meio e

Maria Tereza chamaram a SEMMA para fazer a entrega destes quelônios, são aproximadamente 500 animaizinhos devolvidos a natureza naquela região da Santaninha”, falou a secretária.

Segundo o chefe de fiscalização da SEMMA em Óbidos, Derivaldo Câncio Biá, os 436 filhotes de quelônios, tracajás que foram doados pelo senhor Paulo da localidade de Maria Tereza enquanto que as tartarugas foram capturadas em uma área conhecida como Ilha do Meio por moradores do município de Curuá, onde é realizado um trabalho muito importante de preservação ambiental. “A gente precisa desse apoio da sociedade e principalmente dos ribeirinhos na questão da preservação dos nossos quelônios”, enfatizou.

O chefe de fiscalização lamentou que a pesca predatória ainda seja a principal causa do desaparecimento das espécies. “Infelizmente o fator predatório maior da espécie é o ser humano, o que diminui a população destes animais e nós fazemos o trabalho de educação ambiental e de soltura também como forma de repovoar essa área”, finalizou.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp