06/04/2016 às 17h36min - Atualizada em 06/04/2016 às 17h36min

Escassez de chuva na região deixa nível do rio Amazonas abaixo da média esperada

Defesa Civil estima que a enchente de 2016 será menor do que a do ano passado.

Por: Érique Figueirêdo
Fotos: Mauro Pantoja

ÓBIDOS -  O nível do rio Amazonas, em Óbidos, está abaixo do que o esperado para esta época do ano, segundo informações da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil. Nesta quarta-feira (6), o nível das águas atingiu a marca dos 5,16 metros, uma média de 2,64 metros a menos, se comparado com o mesmo período dos anos de 2009 e 2012, quando foram registradas as duas últimas grandes enchentes.

De acordo com os dados divulgados pela Agência Nacional das Águas (ANA), o nível do Amazonas, só apresentou uma elevação consistente a partir do dia 7 de março, quando o rio passou a encher em média um centímetro por dia.

Dados meteorológicos dos órgãos que monitoram o clima na região, registraram poucas chuvas nas áreas onde estão localizadas as cabeceiras dos rios, o que justifica a lentidão da enchente. “Comparando aos anos anteriores, o nível do rio está abaixo da média. Por isso até agora não registramos nenhum problema nas áreas mais baixas da cidade e nas comunidades de

várzea”, afirmou Mauro Célio Gomes, coordenador da Defesa Civil de Óbidos.

Com a proximidade do fim do inverno Amazônico e faltando ainda mais de três metros para o rio atingir o nível de emergência que é de 8,20 metros para Óbidos, a coordenação do

órgão, baseada nos levantamentos, estima que o nível do Amazonas fique em média 1,40 metros abaixo da marca do ano passado. “Pelos levantamentos, nós estimamos que a enchente desse ano, fique abaixo do ano passado. Mas vamos continuar monitorando porque podemos ser surpreendidos com uma elevação repentina do rio”, disse Mauro.

Consultado pelo Portal Obidense, o representante local da ANA, informou que a estimativa é de que as chuvas diminuam ainda mais até o final do mês. No mês de maio o rio deverá permanecer estável por um curto período até a vazão das águas inicie em meados do mês de junho.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual BANDA ou CANTOR que vc gostaria de ver num Grande Evento Paraense em 2020 em Manaus

2.3%
22.5%
10.2%
1.8%
0%
0%
15.2%
1.8%
0.6%
33.3%
1.8%
3.8%
4.7%
2.0%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp