18/11/2019 às 16h05min - Atualizada em 18/11/2019 às 16h05min

Óbidos esteve presente na XXIII feira do livro do baixo Amazonas de 9 a 17 de novembro | Portal Obidense

Por: Walmir Ferreira
Texto e fotos: Carol Pedroso
Poeta Dellio Matos, secretária de estado Úrsula Vidal e Eduardo Dias | Foto: Carol Pedroso
SANTARÉM - O espaço obidense foi uma conquista em nome daqueles que se debruçam a fazer literatura, uma conquista em nome da Cidade berço da literatura amazônica, representada pela constelação inquestionável de Inglês de Souza e José Verissimo, escritores obidenses que tanto orgulha o povo fivela é os paraenses.

O espaço obidense recebeu a atenção do público que foi visitar o salão, sobretudo pela presença da geladeira literária, projeto da PMO/Semcult em parceria com Cartório Santa Maria, experiência literária obidense no trato com a cidadania.

No espaço muito visitado novas obras foram apresentadas com lançamentos concorridos, com coquetel, ao público presente, e a obra in memória de Hélcio Amaral de Souza "Do Cutambém ao Xiriri: Histórias curiosas e versos mal criados".

Ao centro com crianço no colo Poeta Délio Matos, sendo prestigiado por visitantes | Foto:
Carol Pedroso

De Belém onde mora atualmente Déllio Matos de Aquino apresentou ao público o segundo livro de poemas, "Puxirum Urbano", o autor veio especialmente da capital paraense para autografar em Santarém.

E por último, o livro do historiador, Padre Sidney Canto, "Novas Crônicas Pauxis", uma edição patrocinada pela PMO/Semcult e Portal Obidense.

Jorge Panzera (imprensa oficial), historiador Pe. Sidney Canto, Eduardo Dias  e Henderson Pinto (Sec. de governo regional)

O espaço obidense foi prestigiado por artistas, intelectuais e autoridades, como o secretário Handerson Pinto, a secretária de Cultura do Estado, jornalista Úrsula Vidal, o presidente da Imprensa Oficial do Estado Jorge Luiz Panzera, o secretário de Cultura de Santarém Luiz Alberto Pixica, que deu apoio ao stand obidense na logística em Santarém, o artista Nilson Chaves, Wander Andrade, João Otaviano, entre outros. 

A presença obidense na programação do XXIII Salão do Livro do Baixo Amazonas também se deu com a participação do secretário de Cultura e Turismo de Óbidos, Artista e advogado Eduardo Dias, na roda de conversa literária discorrendo sobre o escritor Ildefonso Guimarães e o poeta Ruy Barata.  Nesta segunda-feira 18 de novembro, a geladeira literária já está de volta para o seu lugar na pracinha do ó, ao lado da castanholeira, as obras expostas de autores obidenses   junto com o expositor também retornaram para o salão da biblioteca pública Municipal, e uma certeza, a convicção de que foi cumprida a missão, Óbidos bem representada na sua maior vocação: a literatura!


Eduardo Dias na roda literária discorrendo sobre o escritor Ildefonso Guimarães e o poeta Ruy Barata | Foto: Carol Pedroso
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp