13/09/2019 às 17h03min - Atualizada em 13/09/2019 às 17h03min

Buraco da Juray Matos - Projeto tem, não tem recurso | Portal Obidense

Governo municipal tem projeto para recuperação da travessa Juracy Matos. Sem recurso para a execução irá pedir ao governo do estado e federal

Por: Elton Pereire
Foto aérea da cratera na Juracy Matos
ÓBIDOS - Um problema “crônico” que só aumenta ano após ano, já fez dezenas de pessoas perderem suas casas e terrenos por conta do aumento da cratera. Com objetivo de sanar o problema, a prefeitura municipal de Óbidos apresenta para a comunidade obidense um projeto que deve em breve colocar fim na problemática. O projeto transforma a cratera em um porto de carga e descartga.

Sobre a Obra.
A obra consistirá na execução de Terraplenagem (aterro, corte, compactação); Drenagem; Contenção de Erosão com Reconformação dos Taludes; Pavimentação da Via e Rampa para Embarque e Desembarque de Cargas:

Terraplenagem: São obras para grandes erosões, nas quais se empregam grandes volumes de terra associados a um projeto de drenagem, incluindo elementos como bueiros, canaletas e revestimento vegetal através de hodrossemeadura e ou grama armada ou em placas ou em elementos sintéticos.

Aterro: Serão executados com materiais de empréstimos ou cortes e consiste na recuperação da cratera dando o nivelamento adequado para o prolongamento da via e a reconformação dos taludes.


Na foto, casas próximo ao buraco ameaçam a desabar, outras já foram engolidas pelo buraco.

Corte: Devido a formação irregular da erosão existem partes do talude que precisarão de corte para se conseguir uma inclinação adequada dos mesmos.

O material retirado do corte será reaproveitado em locais que irão precisar de aterro.
Compactação: As operações compreendem o espalhamento do material na via, umedecimento ou secagem, compactação e acabamento; o espalhamento será feito em camadas de 20 cm de espessura através de motoniveladoras, umedecendo ou secando com carro pipa; a compactação mecânica será feita por rolos compactadores de carga variável e pé de carneiro.

Estão inclusos neste item, todos os serviços de controle tecnológico, topografia, e o fornecimento e transporte dos materiais de jazida, necessários a execução das obras.

Drenagem: Serão executadas drenagens superficiais e profundas. Na captação inicial serão instaladas caixas coletoras (boca de lobo), bueiros e poço de visita. Ao longo da via serão executados, de um lado meio fio e sarjeta e de outro, galeria tipo escada hidráulica, em concreto armado, para captar e lançar o volume de água das chuvas.

Foto aérea mostra toda a extensão e o tamanho do buraco que aumenta cada dia

Contenção de Erosão com Reconformação dos Taludes: Para contenção da erosão executados muros com solo cimento ensacado tipo rip-rap e a reconformação dos taludes com a aplicação de geocelula e aplicação de vegetação.

Pavimentação da Via: Após os serviços de terraplenagem, drenagem e contenção de erosão, o prolongamento da travessa Juracy Matos será pavimentado em concreto, toda a obra em projeto deverá ter as seguintes medidas, tamanho da pista: 195 x 8 m, rampa: 52 x 8 m e valor orçado: R$1.651.151,92, pelo montante envolvido na realização da obra é certo afirmar que prefeitura não tem recursos financeiros pra fazer acontecer, no entanto, o próprio gestor municipal Francisco Alfaia de Barros afirmou ao Portal Obidense que o projeto será levado ao Governo do Estado e Governo Federal, na busca por firmar parcerias que venham resultar na execução da obra.

Contato - O Portal Obidense, equipe de Óbidos tem um novo número de Whatzapp, para entrar em contato pode enviar mensagem a qualquer hora para o número (93)9 9215-7138


Projeto apresentado pela Prefeitura - para resolver o problema da erozão.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp