17/06/2019 às 10h31min - Atualizada em 17/06/2019 às 10h31min

Oficina em Educomunicação aborda Fotografia em dispositivos móveis na Calha Norte do Pará

Por: Martha Costa - Assessora de Comunicação da Ecam.
Foto: Martha Costa
OESTE - Aproximadamente 100 Jovens, representantes de organizações sociais e conselhos dos municípios de Terra Santa, Faro e Oriximiná participaram no período de 12 a 15 de junho de uma oficina que abordou o tema Fotografia em dispositivos móveis. A oficina faz parte das ações voltadas a Educomunicação que teve início em 2018 e que tem por objetivo promover o fortalecimento institucional das organizações dos três municípios, empoderamento e uso das ferramentas gratuitas da comunicação disponibilizadas na internet (blogs, sites, mídias e redes sociais), fomento e geração de renda.

Entre as oficinas ministradas em Educomunicação estão a produção de texto e roteiro para produção audiovisual, produção e edição de vídeos com aplicativos gratuitos, criação de páginas na web, mídias e redes sociais, marketing digital (Digital influencer) e fotografia em dispositivos móveis. “Nós alcançamos mais de 700 jovens que chegam meio tímidos, que após as oficinas soltam a criatividade, falam sobre temas que são atuais e estão no mundo virtual. Com as oficinas a gente fala também de cidadania, ética, riscos e oportunidades que a internet e as rede social nos disponibiliza”, enfatizou Martha Costa, coordenadora das ações em Educomunicação.


Nesta etapa das oficinas o tema trabalhado com os jovens, representantes de organização social e conselhos foi a Fotografia em dispositivos móveis, os aparelhos celulares e smatphone. “A fotografia é um instrumento de comunicação e de fato dialoga com inúmeras vivências. Frisamos nas oficinas esse diálogo que vai além do processo técnico. É importante entendermos a responsabilidade que cada um de nós possui no processo da construção da imagem, e nos dias de hoje é o elemento com um grande diálogo. Fiquei muito feliz com a participação de todos que entenderam que a fotografia vai além do processo técnico e que ela está inserida em tudo que vemos, ouvimos e sentimos”, ressaltou Adrio Denner, presidente do FotoClube Tapajós.

De acordo com o presidente da Ecam, Vasco van Roosmalen, as oficinas fazem parte de uma estratégia desenvolvida pelo Programa Territórios Sustentáveis nos eixos Quilombolas e Capital Social para envolver os jovens no dia a dia das associações, sindicatos, conselhos, grupos e organizações. “Nós já havíamos pensado como envolver os jovens com atividades realizadas pelo Programa Territórios Sustentáveis nos três municípios e a partir de um diagnóstico participativo surgiu a ideia de trabalhar a tecnologia que é algo muito atual e que faz parte da vida deles. Com a Educomunicação a gente conseguiu trazer os jovens a participarem das oficinas e fazer com que eles pensem no bom uso dessas tecnologias”, finalizou o presidente da Ecam.

As oficinas em Educomunicação fazem parte das ações do Programa Territórios Sustentáveis, nos eixos Quilombola e Capital Social e contam com apoio financeiro da Mineração Rio do Norte (MRN) e Usaid em parceria com as Prefeituras Municipais de Terra Santa, Faro e Oriximiná.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp