02/04/2019 às 14h42min - Atualizada em 02/04/2019 às 14h42min

Limpeza e manutenção é realizada no cemitério de Óbidos

Administradora do cemitério São João Batista Waldeni Amorim fala sobre limpeza do local e construção de novo cemitério no município de Óbidos.

Por: Hayme Amorim
Foto: Hayme Amorim
ÓBIDOS - Na manhã desta terça-feira (02), nossa equipe de reportagem foi até o setor administrativo do cemitério São João Batista, para falar com a responsável Waldeni Amorim, sobre os serviços de limpezas do local.

Em conversa, a administradora diz que só é realizada a limpeza, apenas 2 vezes no ano e explica o porquê da demora. “A demora se faz porque só realizamos 2 limpezas no ano, no cemitério São João Batista, e é geralmente no final de Abril e no final de Outubro, antes do dia das mães e dos finados, pois é um cemitério antigo e se encontra em declínio, em área sedimentar”. Diz Waldeni.
 
Ainda segundo a administradora, os serviços de limpeza do cemitério já foram tentados a serem feitos em outros períodos, porém o período chuvoso em uma área de decline, faz com que catacumbas e sepulturas tombem. “Já tentamos realizar esses serviços de limpeza em outros períodos, mas o que acontece é que como estamos em um período de chuva e é uma área em declive, se a gente tirar a cobertura vegetal, que é esse mato, algumas sepultura cavam pelos lados e elas tendem a tombar. Se observamos os cemitérios, veremos que há muitas catacumbas tombadas. Sabemos que nosso cemitério sofreu um descaço com as administrações passadas pois ninguém observou a lei”. Enfatiza a administradora.

 
Pela lei, a administração tem o dever de fazer a limpeza das ruas e avenidas do cemitério, mas o que acontece é que por só existir apenas um cemitério no município, as administrações passadas não se atentaram para certos detalhes e foram enterrando as pessoas de qualquer forma, sem observar a lei, fazendo com que rua, avenidas e passarelas sumissem.
 
Diz a lei que cada cidadão é responsável pela sepultura também é responsável pela limpeza ao redor, pois como é uma área de terra sedimentar, só é realizada duas limpezas no ano pensando nessa situação de erosão no terreno do cemitério. Diz Waldene, que se houvesse no município um cemitério com jardinagem e gramado seria mais fácil a realização de limpeza do local e assim a prefeitura teria literalmente o dever de limpar o local.

Limpeza realizada
Após a longa espera, o serviço de limpeza que era para ter iniciado no mês de março, iniciou na manhã desta terça-feira (02), de Abril, e tem previsão para terminar dentro de 15 dias ou menos.

CLICK AQUI – Assista a entrevista

CONSTRUÇÃO DE UM NOVO CEMITERIO NO MUNICIPIO.
O município conseguiu uma nova área para a abertura de um novo cemitério. A legalização de terras e as licenças ambientais, estão em andamento, pois por se tratar de um cemitério, a ação fica um pouco mais complicadas.
A próxima área será fora da cidade, depois do aeroporto, que segundo a administradora, foi a área mais próxima do município que conseguiram, pois apesar de Óbidos ser um município pequeno, não há espaço dentro da área urbana.
 
Contato - O Portal Obidense, equipe de Óbidos tem um novo número de Whatzapp, para entrar em contato pode enviar mensagem a qualquer hora para o número (93)9 9197 – 6588.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp