11/01/2019 às 10h41min - Atualizada em 11/01/2019 às 10h41min

Como anunciado pelo Portal. Pré-Carnaval será por conta dos blocos, prefeito emite nota e enfatiza “os blocos sempre foram protagonistas do Carnapauxis”

Blocos Carnavalescos se reúnem e decidem: “Terá Pré Carnaval no Sesque Sim”.

Por: Hayme Amorim
Fotos: Elton Pereira
ÓBIDOS - Em entrevista coletiva com representantes de 5 dos 7 Blocos carnavalescos: Vai ou Raxa, Mirim, Serra da Escama, Xupa Osso, Unidos do Morro e como convidado especial Pai da Pinga, os mesmos confirmam arrastões até a Praça da Cultura (Fobódromo). E dizem esta juntos e misturados trabalhando juntos.

O Portal Obidense – Transmitiu a coletiva dos blocos ao vivo – CLICK AQUI para ver

Na manhã da quinta-feira (10), os representantes dos 5 blocos oficiais: Vai ou Raxa, Mirim, Serra da Escama, Xupa Osso, Unidos do Morro e Virgens, mais o Pai da Pinga, concederam uma coletiva de imprensa para anunciar a decisão tomada na reunião realizada na noite da quarta-feira (09), publicado pelo Portal Obidense, que foi considerada muito produtiva por todos os participantes. Também esteve presente o Secretário de Cultura de Óbidos Eduardo Fias, Os blocos Águia Negra e Virgens, não estiveram presentes mas também farão seu pré-carnaval.

Para os representantes é uma realização de todos, pois tem o mesmo intuito, o de fortalecer a cultura do tradicional carnaval de rua. “Estamos muito felizes por essa união, sonhávamos por uma união como essa dos blocos para a realização deste pré carnaval, trabalhando juntos num só objetivo para fazer a alegria ao povo”. Disse o Vice-presidente Iramir do Bloco Vai ou Raxa.

A união se deu por uma atitude de querer manter viva a tradição de carnaval de rua, segundo os representantes, essa parceria já vinha sendo trabalhada deste o dia 1 de janeiro, no primeiro grito de carnaval, e resolveram dar continuidade para que assim os foliões possam aproveitar o Máximo do tradicional carnaval de rua.

O primeiro pré-carnaval é do Bloco Vai ou Raxa, e será realizado neste domingo (13), com saída da Praça do São Francisco até a Praça da Cultura (Fobódromo), na reunião foi acertado que haverá somente 3 barracas em todo Fobóbromo, com uma equipe de 6 pessoas, cada pessoa de um Bloco. O vice-presidente do Bloco Vai ou Raxa brinca dizendo: “Se der prejuízo, vamos chorar juntos, nos abraçar. Se der lucro, vamos dividir igualmente até os centavos”. Brincou Iramir.

Para cada bloco, o custo do pré-carnaval sairá em torno de 6.850,00, com toda a estrutura inclusa, como: trio elétrico, palco, iluminação e banda, tudo incluído nesse montante.

Carnaval e ajuda a Santa Casa e família carentes

Os blocos carnavalescos lançaram ainda, uma campanha para ajudar o Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Óbidos. Onde os foliães poderão contribuir com alimentos não perecíveis. A campanha solidária foi uma ideia dos Blocos para arrecadar alimentos, para ajudar não só a Santa Casa, mas também algumas famílias carentes. A partir do dia 13 (domingo), os blocos já estarão fazendo a arrecadação.

A campanha estará acontecendo durante todo o período do Pré Carnaval. As pessoas interessadas em ajudar na campanha, poderão está levando os alimentos nas barracas ou no trio elétrico.

Feliz e entusiasmado com a decisão, prefeito de Óbidos se pronunciada através de uma nota publicado em redes sociais, como forme abaixo.

 
NOTA
O Exmo. Sr. Prefeito Francisco José Alfaia de Barros, recebeu com entusiasmo a notícia da mobilização dos blocos carnavalescos para realizar os eventos ao longo das próximas semanas que antecedem os dias oficiais do Carnapauxis, denominados de pré-carnaval.
Alfaia enfatizou que, desde 2017 a Prefeitura de Óbidos, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, não realiza eventos de PRÉ-CARNAVAL  como forma de contenção de gastos. Medida que vem surtindo efeitos positivos, mudando o cenário do evento que em anos passados chegou a custar aos cofres públicos mais de um milhão de reais.
O senhor prefeito disse ainda que, os blocos sempre foram protagonistas do maior evento cultural do município, não cabendo de momento as afirmações de que os blocos enfim estavam assumindo tal protagonismo. “Sem as organizações carnavalescas, não haveríamos chegado ao posto de melhor carnaval de rua da Amazônia”, afirmou o prefeito.
O Chefe do Executivo municipal reafirmou o seu compromisso de realizar em 2019 um evento com a grandiosidade que lhe é peculiar, sem descuidar da contenção de gastos. Medida que, mais do que nunca se torna indispensável.
Vale ressaltar que desde o ano passado a Administração Municipal, via Secretaria de Cultura tem dialogado com as representações dos blocos, empresas privadas e com os governos Estadual e Federal no sentindo de firmar novas parcerias para melhorar a captação de recursos destinados ao carnaval obidense, desonerando a máquina pública e mantendo a qualidade do evento.
Por fim, Chico Alfaia desejou sucesso às diretorias dos blocos e enviou palavras de encorajamento para enfrentar as dificuldades que possam surgir nos eventos que serão realizados ao longo dos próximos domingos. Na oportunidade, externou votos de paz aos brincantes, protagonistas dessa grande festa.
A Administração Municipal espera contar com a participação em peso dos brincantes, também nos dias oficiais do Carnapauxis no período de 27/02 a 05/03/2019, quando a Cidade Presépio se transformará na "Capital da Folia".
Atenciosamente,
Assessoria de Comunicação
Gabinete do Prefeito Municipal

Contato - O Portal Obidense, equipe de Óbidos tem um novo número de Whatzapp, para entrar em contato pode enviar mensagem a qualquer hora para o número (93)9 9197-6588


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp