20/04/2018 às 10h05min - Atualizada em 20/04/2018 às 10h05min

Moradora do bairro Perpetuo Socorro em Óbidos pede ajuda. A mensagem, foto, vídeo e áudio chegaram ao nosso correspondente em Oriximiná – PA.

Ajuda para resolver o problema das fortes chuvas que estão castigando moradores da rua 8, bairro Perpetuo Socorro, próximo ao campo do Mariano.

Por: Márcio Garcia e Walmir Fereira

O vídeo foi feito e enviado pela Moradora da rua 8. Ana Silva

ÓBIDOS – Todos estão acompanhando o drama que moradores do município de Óbidos, cidade que fica no oeste do Pará, estão enfrentando devido as fortes e consecutivas chuvas que estão caindo na região, existe a consciência que contra a natureza ou fenômenos naturais não existe bom, mas o que a cidadã questiona, que são anos e anos passando por essa situação. Sofrimento e sentimento de abandono.

O pedido, por incrível que possa parecer chegou ao nosso correspondente Márcio Garcia na cidade vizinha Oriximiná, a alegação foi que muitas tentativas já foram feitas para amigos, poder legislativo e executivo, porém todos os anos a situação se repete.

Ana Silva Pinto, faz um relato dramático em áudio enviado ao repórter Marcio Garcia, correspondente do Portal Obidense em Oriximiná.

Também manda vídeo gravado na última chuva, ontem (sexta-feira 19) que caiu na cidade, exatamente no dia que funcionários do estado Técnicos da Defesa Civil Estadual verificavam os estragos causados pela chuva na cidade, onde obrigou o prefeito Francisco Alfaia expedir decreto de situação de emergência, amplamente divulgado neste Portal.

O levantamento de dados técnicos e vistoria de áreas afetadas são obrigatoriedade para homologação do decreto municipal de emergência.

Ana Silva fala exatamente do ponto, mostrando imagens da rua onde ela mora: Rua 8, bairro Perpetuo Socorro, próximo ao campo do Mariano. “Várias vezes, já procuramos a secretaria de infraestrutura, já veio aqui o secretário, já veio prefeito, verificar, mas disse que não podia prometer nada para os moradores, pois quando promete... promessa é dívida! Essa semana que passou recebemos a informação que para fazer o mapeamento, teríamos que tirar o lixo da rua, se não acontecesse ele não vinha, passar as máquinas... Não temos como fazer, pois não temos material para isso e não temos como carregar esse material... A nossa situação está complicada... A tubulação está toda de fora, as ruas intrafegáveis, buracos, crateras para passar a máquina precisa trazer um encanador, se não o bairro ficará sem água”.

Entre os relatos da moradora, está a questão do transporte de pessoas doentes, que o veículo não pode chegar até as casas, pacientes precisam ser carregados por parente e amigos, vizinhos, até outro ponto, casas alagas, lixo, sujeiras, buracos.

Uma realidade triste, Óbidos tem média 50 mil habitantes em todo seu território, praticamente todos os dias está chovendo na cidade, nesse período é imprudente e arriscado fazer alguma coisa em relação as ruas e avenidas, porém precisa se trabalhar de forma concreta e não paliativas no verão para buscar resolução para casos como este.  

Com forme várias matérias neste Portal, onde informamos das ações do poder público, mas existe por parte da moradora uma cobrança também do legislativo com projetos e a visita dos vereadores da cidade no local.

Abaixo - Prefeito fala sobre a situação.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp