16/04/2018 às 20h02min - Atualizada em 16/04/2018 às 20h02min

Em entrevista coletiva prefeito Chico Alfaia apresenta detalhes do decreto de situação de emergência

Por: Jailton Santos e Érique Figueirêdo – ASCOM/PMO

Foto: Mauro Pantoja - ASCOM/PMO

ÓBIDOS - Os detalhes do decreto de emergência publicado na última sexta-feira (13), em decorrência dos estragos feitos após fortes chuvas que caíram em Óbidos, no oeste do Pará, foram apresentados durante entrevista coletiva concedida à imprensa na manhã desta segunda-feira (16) no andar superior da Casa de Cultura.

Acompanhado do coordenador da Defesa Civil Municipal, Jamerson Pimentel do Amaral, Alfaia apresentou números dos levantamentos feitos em áreas de risco e em outros locais afetados pelas enxurradas, que levaram o governo municipal a decretar situação anormal caracterizada como situação de emergência nas áreas do município afetadas pelas chuvas.

Devido ao alto índice de chuvas e temporais que caíram em toda a extensão do município no período de 10 a 13 de abril, foram registrados o surgimento de enxurradas bruscas que resultaram em abertura de valas em travessas e ruas de 10 bairros da cidade e a destruição de pontes e ramais em várias comunidades da zona rural.

Segundo o levantamento, até esta segunda-feira, foram contabilizados pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), 28 imóveis danificados, destes dois foram destruídos. Quase 6 mil metros de vias urbanas com a infraestrutura comprometida por buracos e valas em decorrência da forte chuva.

O levantamento aponta também para a possibilidade de contaminação de uma das fontes de captação da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), localizada no bairro Cidade Nova, em razão das enxurradas carrearem materiais para dentro da área e para o sistema de tratamento.

Chico informou que determinou estado de atenção máxima para todas as secretarias e foi criada uma espécie de sala de gerenciamento de crise para acompanhar os casos mais graves. “Nossa intenção é responder de uma forma mais rápida os anseios da população atingida. Sabemos que se fizermos tudo o que está ao nosso alcance hoje, ainda será pouco. Mas, estamos em atenção máxima para dar de pronto as repostas necessárias”.

Com o reconhecimento decreto da situação de emergência por parte dos governos Estadual e Federal, será possível agilizar processos administrativos e operacionais relacionados, por exemplo, à recuperação de áreas afetadas e à prevenção de riscos.

“Estamos no aguardo desse reconhecimento para agir de forma mais incisiva. Recebemos a informação de que bombeiros militares vindos de Santarém estão em Óbidos amanhã para realizarem a vistoria pra que comprove as informações listadas em nosso parecer técnico”, informou Chico.

A Comdec redobrou as ações de monitoramento nas áreas de risco, principalmente nos bairros São Francisco, Perpétuo Socorro, Bela Vista, Fátima, e nas áreas de barreira que vão desde a área central até o bairro de Santa Terezinha.

“Redobramos o trabalho de monitoramento nessas áreas que nesta época do ano apresentam risco aos moradores. Com o período mais intenso das chuvas estamos atendendo chamados quase que 24 horas por dia. Tudo o que está ao nosso alcance está sendo feito, tanto na parte técnica como operacional”, falou o coordenador da Comdec, Jamerson Pimentel do Amaral.

Contato

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil disponibiliza dois números para atender a população. O chamado para situações de emergência e avaliação de áreas de risco pode ser feito pelos telefones (93) 99178-4180 ou (93) 99100-2322.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp