29/01/2018 às 19h19min - Atualizada em 29/01/2018 às 19h19min

Polícia Federal em Óbidos está realizando a renovação do cadastramento de arma de fogo.

Inf. Policia Federal
Por: Rafaela Aquino

Foto: Divulgação

ÓBIDOS - Em Óbidos está acontecendo a renovação do cadastramento de arma de fogo. Os portadores de armas que têm registros precisam fazer a renovação, para isso precisa procurar a Polícia Federal com as documentações necessárias.

Para quem tem arma curta (tipo revólver e pistola) precisam fazer teste de tiro e teste psicológico que ainda não é feito em Óbidos, então esses proprietários precisam ir até Santarém. Além dos testes precisam apresentar comprovantes de residência e de ocupação lícita, dos documentos pessoais, e certidões da justiça federal, estadual e militar, além de declaração que não responde a inquérito policial.

Já para os que moram na zona rural e precisam da arma pra caça de subsistência, o processo pode ser feito em Óbidos, só se enquadra nessa categoria se a arma for espingarda de calibre igual ou inferior a 16. Aí o cidadão precisa apresentar comprovante de residência em área rural que pode ser:  documento do terreno; conta de energia; certidão do agente de saúde etc. além dos documentos pessoais, certidão da polícia civil.

Juntar essa documentação e procurar a base de Obidos no período da manhã de segunda a sexta feira. 8h às 12. Cabe ressaltar que não está sendo feito cadastramento novo de armas, e sim só o recadastramento das armas que cadastrada no período de anistia estabelecido pela lei de 2003 até 31 de dezembro de 2009. Então as pessoas que tinham armas em casa sem registro podiam fazer o cadastro pela internet.

Quem perdeu esse prazo e não fez esse cadastro, a arma esta clandestina, ou seja, a pessoa está cometendo crime de posse irregular de arma de fogo.

Não tem como mais regularizar arma de fogo antiga, portanto, quem tem uma arma nessas condições precisam entregar a mesma para a campanha do desarmamento, a pessoa receberá uma indenização que varia de 150,00 a 300,00. Se pretender comprar uma arma nova na loja o requerente só precisa entrar com a documentação necessária junto à Polícia Federal de acordo com a categoria. (Seguir os procedimentos acima expostos para cada caso reciprocamente, é claro). Qualquer dúvida pode acessar o site da polícia federal: www.pf.gov.br

Em Óbidos

A polícia federal de Óbidos realizou um preparatório para donos de Cyber para realizarem a renovação dos documentos de armas, via internet pelo site da polícia federal, no treinamento só compareceu seu Marcelo Marialva, foi o único dono de Cyber que teve o treinamento, seu estabelecimento fica situado na Rua Belém, 592, bairro São Francisco, em frente ao projeto Cultura Pela Paz.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp