11/12/2017 às 19h44min - Atualizada em 11/12/2017 às 19h44min

Em Óbidos, Incra realiza fórum para tratar de assuntos dos assentamentos da área da várzea.

Por: Rafaela Aquino
Foto: Rafaela Aquino

ÓBIDOS - O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) realizou o primeiro fórum do projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE), fora da cidade de Santarém (PA), dessa vez a sede escolhida para o fórum foi a Cidade de Óbidos que também fica no oeste do Pará.

O fórum aconteceu nesta segunda-feira (11), na sede da Colônia de Pescadores Z-19, estiveram presentes o vice prefeito de Óbidos Isomar Barros, representante do Incra Marcelo Fernandes, representantes de PA’s de outros municípios, representantes dos seis PA’s do município de Óbidos e Emater representado pela senhora Cléia Guerreiro.

Na ocasião falamos com o vice-prefeito da Cidade de Óbidos que ressaltou: “Estamos aqui presente para reforçar junto ao Incra a luta do povo dos assentamentos da área de várzea, para que os moradores possam receber o título de suas terras que é de direito, a comunidade se fez presente em busca do que é seu, de seus direitos, e hoje se Deus quiser sairão daqui com o encaminhamento, um passo importante para a titulação definitiva de suas terras”. Ressaltou, o vice prefeito de Óbidos Isomar Barros

Além da documentação, outro objetivo era debater e discutir sobre os assentamentos dos vários municípios que estão na luta dos seu direitos, mas o ponto principal é o título da terra para os proprietários.

Na cidade de Óbidos, existem 33 comunidades que pertencem ao assentamento de várzea, que são divididas por seis associações, chamadas de PAE, (Projeto de Assentamento Agroextrativista). Que são: PAE Maria Tereza, com 100 famílias e 1 comunidade, PAE Cacual Grande, com 200 famílias, e 04 comunidades, PAE Costa Fronteira, com 512 famílias e 09 comunidades, PAE Paraná de Baixo, com 300 famílias, 07 comunidades, PAE Parú, com 160 famílias e 04 comunidades e PAE  3 Ilhas, com 200 famílias e 08 comunidades.  

“Sempre trabalhamos em busca dos nossos direitos, e hoje aqui nesse fórum estamos debatendo, sobre como conseguirmos isso, já é uma vitória para nós termos conseguido trazer o fórum pra nossa cidade, pois antes só acontecia na cidade de Santarém, e isso depois de muitas discussões debates conseguimos... pra mim já é uma vitória!” Disse Adano Vieira, representante do PAE  3 Ilhas.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp