14/06/2017 às 10h37min - Atualizada em 14/06/2017 às 10h37min

Moradores da Comunidade São José Operário se Mobilizam para receber água encanada em casa

Por: Eury Silva
Foto: Eury Silva

ÓBIDOS - A mais de 4 anos dezenas de famílias da Comunidade São José Operário, área industrial e anexa ao bairro Perpétuo Socorro em Óbidos, conviveram com o sofrimento de não ter água em suas casas. A salvação, nesse período é buscar água em locais distantes para manter a rotina do dia a dia.

A área começou a ser habitada no final de 2012, por moradores vindo dos bairros da cidade, devido crescimento populacional e falta de espaço para construção de casas, após anos esse espaço já está ocupada por mais de 200 famílias, com condições precárias, sem água, energia elétrica e nem uma infraestrutura.

Com a falta de atendimento do poder público, a diocese de Óbidos, através das irmãs implantaram uma creche para atender as crianças que estavam desamparadas por falta de ensino infantil. A partir da implantação da creche, a comunidade foi fundada e ganhou o nome de, São José Operário. Logo em seguida as irmãs instalaram um poço artesiano para as necessidades da creche e da comunidade. Os moradores carregavam a aguas e baldes, carrinho de mão e carroça de boi, recentemente as irmãs doaram um poço para comunidade administrar, foi formada uma diretoria e poço passou a se chamar, Associação Poço Maria Madalena.

Os moradores e sócios começaram a se mobilizar através de bingo, rifas, torneios e com ajuda do poder público através do vereador Valdo Amorim. Esse sofrimento começou a ser minimizado durante está semana, com a arrecadação e doações, a associação iniciou a distribuição da rede de tubulação, que irá beneficiar inicialmente 100 famílias num percurso de 3km. E 20 famílias já estão recebendo água encanada em suas casas. O poço tem capacidade para atende 400 famílias.

 “Fiz o compromisso com os moradores assim que fiquei sabendo dessa grande necessidade, pois é muito desumano saber que dentro da nossa cidade centenas de famílias sofrem por falta de água. Era um sonho antigo dos moradores essa tubulação e só está sendo possível, pois toda comunidade se mobilizou e eu como cidadão público estou buscando ajuda junto ao prefeito, Chico Alfaia, para que outras melhorias, para esta comunidade”. Falou vereador Valdo Amorim.

Ernando Mousinho dos Santos, morador mais antigo da comunidade e sócio do poço, comemorou a realização de um sonho que ele alimentava havia pelo menos 4 anos, ou seja, desde que se mudou com a família para a comunidade. “As irmãs através da diocese, moradores e o vereador Valdo Amorim estão de parabéns porque prometeu e cumpriu. Aqui nos últimos anos era prometido mais nunca saia a tubulação, e hoje nós estamos realizando o nosso sonho, estou muito feliz e emocionado porque sempre faltou água, mas a partir de agora esse problema será resolvido”, comemorou Ernando.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp