16/04/2017 às 10h09min - Atualizada em 16/04/2017 às 10h09min

Pela primeira vez acontecerá esse evento em Óbidos e qualquer pessoa poderá participar.

As inscrições já estão abertas, o local será no quartel da polícia Militar em Óbidos, não paga nada, basta só levar 1kg de alimentos não pericieis.

Por: Walmir Ferreira
Foto: Portal Obidense

ÓBIDOS - No dia 21 de abril é comemorado o Dia de Tiradentes. Para muitos um ativista político que se transformou em herói nacional. Para as polícias em todo o país, um Patrono. Neste dia, a Polícia Militar de Óbidos realizará a I Maratona Tiradentes, em homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, com saída às sete horas da manhã do quartel da Polícia Militar percorrendo seis quilômetros até o local de saída.

A história de Tiradentes está totalmente relacionada à Inconfidência Mineira, um movimento ocorrido nos séculos XVII e XVIII que tinha como objetivo a separação do Brasil do domínio de Portugal.

A maioria dos inconfidentes eram homens ricos e cultos, com exceção de Tiradentes, um militar. O nome “Tiradentes” provém do fato de Joaquim José da Silva Xavier também exercer a função de dentista.

O movimento não teve sucesso e os inconfidentes foram presos. Tiradentes ficou preso por três anos, esperando seu julgamento. Todos os outros homens envolvidos na Inconfidência Mineira escaparam de uma pena maior, já que possuíam muitos bens; a maioria optou pelo exílio. Apenas Tiradentes foi condenado à pior das punições: em 21 de abril de 1792, foi enforcado e esquartejado.

O reconhecimento da bravura de Tiradentes só se deu em 1890. Atualmente, Tiradentes é considerado Patrono Cívico do Brasil.

A I Maratona Tiradentes vem homenagear este ilustre homem e será realizada no dia 21 de abril. A inscrição é um quilo de alimento não perecível. Qualquer pessoa pode participar. As inscrições são feitas no quartel da Polícia Militar, localizado na Rua Dr. Machado, Centro de Óbidos.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual BANDA ou CANTOR que vc gostaria de ver num Grande Evento Paraense em 2020 em Manaus

2.3%
22.5%
10.2%
1.8%
0%
0%
15.2%
1.8%
0.6%
33.3%
1.8%
3.8%
4.7%
2.0%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp