30/10/2015 às 12h12min - Atualizada em 30/10/2015 às 12h12min

Prefeitura de Óbidos reforça parceria com a Casa Familiar Rural para o ensino prático

A parceria já acontece desde 2013 e proporciona aos estudantes da Casa Familiar Rural o acesso a pratica do curso em técnico em agropecuária.

Ascom/PMO - Por: Martha Costa

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Foto: Divulgação

ÓBIDOS - Na manhã desta sexta-feira, 30 de outubro a Prefeitura Municipal de Óbidos, por meio da Secretaria de Municipal de Desenvolvimento Rural e Abastecimento (SEMAB), reforçou a parceria firmada com a Casa Familiar Rural para o ensino pratico dos 14 estudantes concluintes do curso de técnico em agropecuária, com campo base no Sítio Modelo Elton Marzo Carneiro da Silva. A Parceria entre a Prefeitura de Óbidos e a CFR iniciou em 2013 e hoje os estudantes podem além das aulas teóricas, ter acesso a um campo prático para as técnicas de agropecuária.

A coordenadora Pedagógica da CFR, Varlene Cerdeira do Nascimento, falou que hoje a conclusão do curso técnico em agropecuária só é possível graças à parceria com o Governo que disponibiliza o local para as aulas praticas. “A Casa Familiar Rural vive de parcerias e os alunos estão aqui fazendo o estágio que é uma parte pratica do curso deles, e isso tem sido de grande importância para eles que passam a construir este conhecimento. E no estagio eles aprendem a forma correta do manuseio com a terra e aqui eles montam o projeto que eles vão trabalhar junto da comunidade deles”, falou a coordenadora.

Entre os 14 concluintes do curso de técnico em agropecuária encontramos a senhora Iraneide Silva que reforçou a importância desta vivência que aprimora os conhecimentos por meio da troca de experiência com os profissionais da SEMAB e o contato direto a terra. “Essa vivencia é muito importante para todos nós e tudo o que a gente aprendeu na teoria aqui a gente pode colocar na pratica e assim podemos levar pra campo, repassar pra nossa família e também colocar em pratica dentro da nossa propriedade”, reforçou Iraneide.

Para o técnico agrícola, Lúcio Bentes, a presença dos estudantes da Casa Familiar Rural proporciona uma espécie de intercâmbio com os profissionais da SEMAB. “Atualmente temos a horta que é o empenho maior e sempre buscamos ter algo novo para ajudar na formação dos alunos da Casa Familiar Rural e além do conhecimento que eles recebem eles ajudam a dar prosseguimento aos nossos trabalhos e aqui é uma troca de conhecimento, um intercâmbio”, falou o técnico após ressaltar que o Sitio Modelo também atende os estudantes do Programa Mais Educação.

Ressaltando a importância do homem do campo o Prefeito de Óbidos, Mario Henrique, falou sobre a necessidade de fortalecimento dessa parceria entre o município e a CFR. “Essa parceria ela não se estende só ao estágio que hoje é realizado aqui, nós temos fortalecido os convênios com os técnicos, com espaço para dar ao estudante condições para desenvolver essa tão importante atividade e o Sitio Modelo oferece essa oportunidade de eles colocarem em pratica o aprendizado da sala de aula sobre a forma correta de manipular os alimentos, as frutas, as hortaliças e as verduras de um modo geral”, ressaltou o prefeito.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp