14/03/2024 às 16h56min - Atualizada em 14/03/2024 às 16h56min

Um tributo à Óbidos: A Cidade Presépio

Óbidos cidade localizada a margem esquerda do Rio Amazonas, na garganta do rio mais imponente do mundo, no oeste do Estado no Pará (Na calha Norte do Rio Amazonas)

Por: Bruno Ferreira

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Praça Barão do Rio Branco - Óbidos - PA

ÓBIDOS - A cidade das ladeiras, cidade das mangueiras, cidade presépio, terra Pauxis, fivela, garganta do Amazonas, muitos pseudônimos que acompanham Óbidos por onde passa.

Terra com uma cultura riquíssima, seus casarões com arquitetura colonial que se mantém de pé e preservados até os dias atuais dando um ar ainda colonial europeu as ruas da cidade.

Óbidos, a terra do Mascarado Fobó, a terra do Carnapauxis, o maior carnaval de rua da Região Oeste do Pará, subindo e descendo as ladeiras Pauxis ano após ano e arrastando multidões por onde passa.

Óbidos, a terra do Lago Pauxis, da Serra da Escama e sua imponência natural, do Balneário Curuçambá com suas águas geladas, a Praça Frei Rogério popular pracinha do O, de noites frias de conversas e uma boa música, o Forte Pauxis e sua importância em um tempo de conflitos, entre muitos outros pontos turísticos e inesquecíveis de quem conhece a Nossa Querida Cidade Presépio, uma pequena cidade no interior do Estado do Pará que carrega consigo um legado de história e cultura que perdura por gerações, e à todos os filhos de Óbidos, aos que moram e aos que não moram mais na cidade, fica aqui uma contemplação a só um pouquinho do que a "Terrinha" tem a oferecer.



Como o próprio hino da cidade já diz: "... Óbidos és minha terra, Óbidos és meu torrão, Óbidos, estás inteira, dentro do meu coração..."
 
 Dessa forma, fica a certeza de que a cidade presépio mora dentro do coração de cada um dos seus filhos, lembranças, recordações, carinho e amor pela "terrinha" trazem sempre de volta a ela aqueles que um dia dela partiram.
 
O Portal Obidense que tem o orgulho de carregar a alcunha de filho de Óbidos em seu nome, estará sempre aqui levando o que de melhor a terra Pauxis tem a oferecer para todos os seus conterrâneos espalhados mundo à fora.

Como o nosso bordão já fala por si só: "Portal Obidense, uma conexão de Óbidos com seus filhos pelo mundo".





Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp