23/02/2024 às 11h03min - Atualizada em 23/02/2024 às 11h03min

Dia Do Movimento Municipalista Brasileiro | Portal Obidense

A gestão municipal e a defesa dos interesses e das necessidades dos municípios

Por: Bruno Ferreira

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Praça Barão do Rio Branco, principal praça do município de Óbidos | Foto: Rafael Chocolate
ÓBIDOS - No dia 23 de fevereiro, é celebrado o Dia do Movimento Municipalista Brasileiro, uma data significativa para os gestores municipais e para toda a população que se beneficia da atuação dos municípios em todo o país. O movimento municipalista tem como objetivo principal a defesa dos interesses e das necessidades das cidades, reivindicando mais autonomia e recursos para que possam oferecer melhores serviços à população.
 
O movimento municipalista brasileiro é representado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), que atua como principal entidade de defesa dos municípios junto aos poderes federais. A CNM promove ações e articulações políticas para que as demandas dos municípios sejam ouvidas e atendidas pelos órgãos competentes.

 
Entre as principais pautas do movimento municipalista estão a descentralização dos recursos, a revisão do Pacto Federativo, a criação de mecanismos de financiamento para as cidades, a melhoria da gestão pública municipal, entre outras. A luta pela autonomia municipal é uma das bandeiras mais importantes do movimento, pois permite que as prefeituras tenham mais liberdade para definir suas políticas e prioridades de acordo com a realidade local.
 
Além disso, o movimento municipalista também busca reconhecer a importância dos municípios no desenvolvimento do país, atuando como agentes de transformação social, econômica e ambiental. Com a descentralização de recursos e a valorização das administrações municipais, é possível fortalecer a prestação de serviços essenciais, como educação, saúde, segurança, infraestrutura, entre outros.
 
Neste Dia do Movimento Municipalista, é fundamental destacar a importância do trabalho realizado pelas prefeituras e pela CNM em prol do fortalecimento dos municípios. A atuação do movimento municipalista é essencial para que as cidades brasileiras possam superar desafios, promover o desenvolvimento local e garantir uma melhor qualidade de vida para seus habitantes.

Óbidos

O município de Óbidos, tem atualmente uma população 52.229 habitantes (IBGE) e a densidade demográfica de 1,86 habitantes por quilômetro quadrado.

Atual prefeito é Jaime Barbosa da Silva, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), salário médio mensal dos trabalhos formais é de 2,1 salários mínimo.

Taxa de escolaridade de 6 a 14 anos de idade é de 95,40% do total, com 87 estabelecimentos de ensino fundamental e 3 estabelecimentos de ensino médio.




Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp